Modelo de representação de produtos do varejo no comércio eletrônico : uma abordagem a partir da perspectiva da organização e representação do conhecimento e da informação
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O comércio eletrônico necessita da organização e representação precisa dos produtos comercializados em plataformas digitais, a fim de oportunizar a busca, recuperação e seleção dos produtos pelos consumidores. Neste contexto, é possível observar a possibilidade de utilizar os processos e instrumentos da área de Organização e Representação do Conhecimento e da Informação para representar produtos do varejo. Portanto, esta pesquisa visa responder a seguinte pergunta: como definir um modelo de rep ...
O comércio eletrônico necessita da organização e representação precisa dos produtos comercializados em plataformas digitais, a fim de oportunizar a busca, recuperação e seleção dos produtos pelos consumidores. Neste contexto, é possível observar a possibilidade de utilizar os processos e instrumentos da área de Organização e Representação do Conhecimento e da Informação para representar produtos do varejo. Portanto, esta pesquisa visa responder a seguinte pergunta: como definir um modelo de representação de produtos do varejo, a partir da perspectiva da área de Organização e Representação do Conhecimento e da Informação, no contexto do comércio eletrônico? O referencial teórico abrange conceitos fundamentais da área de Organização e Representação do Conhecimento e da Informação, como Sistemas de Organização do Conhecimento (SOCs); teorias que fundamentam a elaboração de SOCs, como Teoria da Classificação Facetada, Teoria do Conceito e teorias da Terminologia; além de Catalogação e Metadados. O estudo apresenta abordagem qualitativa, utilizando a Análise de Domínio como metodologia para elaboração de SOCs. O corpus de pesquisa é composto por descrições de produtos da categoria de biscoitos de um marketplace B2B real. O resultado é a proposição de um modelo para representação de produtos do varejo, em apresentação sistemática e formal, detalhando o percurso metodológico para sua elaboração. Este trabalho contribui para a área à medida que amplia a compreensão da Ciência da Informação, especialmente no âmbito da área de Organização e Representação do Conhecimento e da Informação, ao propor um percurso metodológico para a elaboração de SOCs em um contexto não convencional. Além disso, o estudo favorece a prática da área, fornecendo ferramentas tangíveis e aplicáveis com potencial de melhorar a organização e representação de informações sobre produtos no contexto do comércio eletrônico. ...
Abstract
E-commerce requires the organization and accurate representation of products sold on digital platforms, in order to enable consumers to search for, retrieve and select products. In this context, it is possible to observe the possibility of using processes and tools from the field of Information and Knowledge Organization and Representation to represent retail products. Therefore, this research aims to answer the following question: how can a representation model of retail products be defined fr ...
E-commerce requires the organization and accurate representation of products sold on digital platforms, in order to enable consumers to search for, retrieve and select products. In this context, it is possible to observe the possibility of using processes and tools from the field of Information and Knowledge Organization and Representation to represent retail products. Therefore, this research aims to answer the following question: how can a representation model of retail products be defined from the perspective of the area of Information and Knowledge Organization and Representation, in the context of e-commerce? The theoretical framework covers fundamental concepts in the field of Information and Knowledge Organization and Representation, such as Knowledge Organization Systems (KOS); theories that underpin the development of KOS, such as Faceted Classification Theory, Concept Theory and Terminology theories; as well as Cataloging and Metadata. The study presents a qualitative approach, using Domain Analysis as a methodology for developing KOS. The research corpus consists of product descriptions from the biscuits category from a real B2B marketplace. The result is the proposition of a model for representing retail products, in a systematic and formal presentation, detailing the methodological path for its elaboration. This work contributes to the area by broadening the understanding of Information Science, especially in the area of Information and Knowledge Organization and Representation, by proposing a methodological path for the elaboration of KOS in an unconventional context. Furthermore, the study favors the practice of the area, providing tangible and applicable tools with the potential to improve the organization and representation of product information in the context of ecommerce. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6059)
Este item está licenciado na Creative Commons License