Continente africano foi precursor da ideia de educação superior, mas Europa leva referência por instituir seu modelo ao mundo
dc.contributor.author | Hanzen, Elstor | |
dc.contributor.illustrator | Mendonça, Mitti | |
dc.date.accessioned | 2024-09-06T22:01:27Z | |
dc.date.available | 2024-09-06T22:01:27Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/278550 | |
dc.description.abstract | Reportagem da Edição Especial África sobre a história do ensino superior no continente africano e das instituições de ensino até a contemporaneidade. Também, lembra da criação dos centros de estudos afro-orientais e afro-brasileiros, no Brasil, na década de 1950. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Jornal da Universidade, 25 maio 2023, ed. 146 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | pt_BR |
dc.subject | África | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Colonialismo | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | História da África | pt_BR |
dc.subject | História da ciência | pt_BR |
dc.title | Continente africano foi precursor da ideia de educação superior, mas Europa leva referência por instituir seu modelo ao mundo | pt_BR |
dc.type | Artigo de divulgação | pt_BR |
dc.description.image | 1- Ilustração abstrata, com traços na cor preta que lembram croquis, da face de figura humana levemente inclinada para baixo. Lado esquerdo possui tons terrosos e pontos de vermelho e azul, enquanto o lado direito não possui cor. Arte de Mitti Mendonça. 2- Professor José Rivair Macedo (primeira fila, à esquerda) com um grupo de participantes da Semana da África na UFRGS posam para o fotógrafo, na escada interna do prédio da Faculdade de Ciências Econômicas. Fonte: Arquivo de José Rivair Macedo, 2016. Colorida. 3- Em plano geral, estudantes do curso de Língua Portuguesa, da Universidade de São Tomé e Príncipe, e participantes do grupo de mediação de leitura posam para o fotógrafo, de pé, ao ar livre. Todos possuem um livro nas mãos. Fonte: Arquivo de Janaína Vianna da Conceição, [20--]. Colorida. 4- Janaína Vianna da Conceição, Idalécio D’Alva e Ayolsé Pires dos Santos sorriem na Escola Básica San Fenícia, durante a I Semana Acadêmico-Cultural de São Tomé e Príncipe. Fonte: Arquivo de Janaína Vianna da Conceição, 2021. Colorida. 5- Sala lotada de participantes do II Simpósio de Língua Portuguesa de São Tomé e Príncipe, organizado pela Universidade de São Tomé e Príncipe e pelo Instituto Guimarães Rosa, em São Tomé. Fonte: Arquivo de Janaína Vianna da Conceição, 2023. Colorida. 6- Em plano geral, público de palestra durante a I Semana Acadêmico-Cultural de São Tomé e Príncipe, no Dia da África (25 de maio), ao ar livre na Escola Básica San Fenícia. Fonte: Arquivo de Janaína Vianna da Conceição, 2021. Colorida. 7- Auditório da Universidade Estadual do Paraná, em Campo Mourão/PR, durante o evento CINE-ÁFRICA, com o palestrante de costas para o fotógrafo. Fonte: Arquivo de Delton Aparecido Felipe, [20--]. Colorida. | pt_BR |
dc.contributor.interviewedsources | Macedo, José Rivair | |
dc.contributor.interviewedsources | Felipe, Delton Aparecido | |
dc.contributor.interviewedsources | Conceição, Janaína Vianna da | |
dc.contributor.interviewedsources | Mango, Felizberto Alberto | |
dc.contributor.interviewedsources | Ferreira, Jairo | |
dc.title.secondary | Educação | Pesquisadores apontam o desconhecimento da realidade dos povos africanos e a imposição do paradigma eurocêntrico entre as razões para a predominância de determinado sistema de ensino | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Edições online (593)Reportagem (127)