Competência em informação no serviço público : percursos dos bibliotecários que atuam na Rede BiblioSUS por meio do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão, Informação, Inovação e Conhecimento em Saúde (CAPAGIIC-SAÚDE)
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este estudo tem como tema central a Competência em Informação e a sugere como um caminho possível para a construção de uma sociedade igualitária e democrática. Busca discorrer sobre a trajetória nacional e internacional do movimento da Competência em Informação, assim como apontar sua importância social e relação com a Literacia para a Saúde no propósito da promoção da saúde. Cumpre com o objetivo de verificar como o seu desenvolvimento em bibliotecários pode contribuir para a melhoria dos serv ...
Este estudo tem como tema central a Competência em Informação e a sugere como um caminho possível para a construção de uma sociedade igualitária e democrática. Busca discorrer sobre a trajetória nacional e internacional do movimento da Competência em Informação, assim como apontar sua importância social e relação com a Literacia para a Saúde no propósito da promoção da saúde. Cumpre com o objetivo de verificar como o seu desenvolvimento em bibliotecários pode contribuir para a melhoria dos serviços prestados pelas unidades da Rede BiblioSUS, por meio da participação no Curso de Aperfeiçoamento em Gestão, Informação e Conhecimento em Saúde (CAPAGIIC-Saúde). Esta dissertação se justifica pela baixa adesão das instituições de Ensino Superior na inclusão de disciplinas específicas de Competência em Informação, conduzindo o bibliotecário a procurar uma complementação para sua formação por meio de cursos livres e de extensão. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza exploratória, utilizando como método de pesquisa o estudo de caso e a análise documental. Realiza a coleta de dados por meio da análise dos trabalhos finais dos três Módulos do Curso, publicados pelos bibliotecários participantes e pela análise das respostas ao formulário de avaliação final do Curso. Identifica que o Curso de Extensão abordou diversos conteúdos relativos à informação em saúde, tecnologias e práticas bibliotecárias, possibilitando aos participantes a construção da aprendizagem e o compartilhamento de experiências. As declarações depositadas no formulário de avaliação evidenciaram a melhoria dos serviços prestados nas unidades de informação da Rede BiblioSUS. ...
Abstract
This study centers around Information Competency and proposes it as a potential path toward constructing an egalitarian and democratic society. It delves into the national and international trajectory of the Information Literacy movement, highlighting its social significance and its connection to Health Literacy in the context of health promotion. The study aims to examine how the development of Information Competence among librarians can enhance the quality of services provided by the units wi ...
This study centers around Information Competency and proposes it as a potential path toward constructing an egalitarian and democratic society. It delves into the national and international trajectory of the Information Literacy movement, highlighting its social significance and its connection to Health Literacy in the context of health promotion. The study aims to examine how the development of Information Competence among librarians can enhance the quality of services provided by the units within the BiblioSUS Network. This examination is carried out through participation in the Advanced Course in Health Management, Information, and Knowledge (CAPAGIIC-Saúde). The dissertation is justified by the limited adoption of specific Information Competency courses in higher education institutions. Consequently, librarians often seek supplementary training through independent courses and extensions. The research adopts a qualitative and exploratory approach, utilizing a case study method and documentary analysis. Data collection involves analyzing the final works from the three modules of the course, as well as evaluating responses from participating librarians through a final assessment form. The study reveals that the Extension Course covers various topics related to health information, technologies, and library practices. Participants benefit from knowledge construction and the exchange of experiences. Furthermore, the feedback collected through the evaluation form highlights improvements in the services provided by information units within the BiblioSUS Network. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
-
Multidisciplinar (2564)
Este item está licenciado na Creative Commons License