Transversalizando a norma: entre contos infantis, marcas das diferenças e atuação de professoras/es
dc.contributor.advisor | Seffner, Fernando | pt_BR |
dc.contributor.author | Corteze, Freda Correa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-19T06:23:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/276628 | pt_BR |
dc.description.abstract | Contos infantis são artefatos que reiteram normas socioculturais para manter e regular as relações de poder hegemônicas. No campo da educação, estas narrativas podem ser entendidas como pedagogias do gênero e da sexualidade, por meio das representações que contém. Entretanto, elas também podem proporcionar a transversalidade ao trazerem, em suas representações, marcas da diferença como, por exemplo, elementos da cultura LGBTIA+. O presente percurso de pesquisa mapeia de que forma os contos infantis com marcas das diferenças transversalizam a cisnormatividade na atuação de 5 professoras/es da rede pública de Montenegro, Rio Grande do Sul (RS). Para isto, adota-se a cartografia de saberes e matrizes rizomáticas como caminho metodológico para: 1. definir transversalidade em relação às trilhas teóricas levantadas na revisão de literatura; 2. identificar livros infantis com marcas das diferenças que tenham potencial para a transversalidade; 3. analisar de que forma professoras/es utilizam contos infantis como instrumentos pedagógicos; e 4. analisar de que forma a cisnormatividade pode ser transversalizada por meio de contos infantis na atuação de professoras/es. A transversalidade é definida como uma atenção pedagógica potente para deixar vir à tona o que foi silenciado pela estrutura normativa da escola. Então, um quadro de contos infantis com marcas das diferenças disponíveis na biblioteca da escola é elaborado. Este quadro serve de base para as entrevistas semi-estruturadas de inspiração narrativa, cuja análise leva à emergência de marcas da transversalidade. Além disso, são propostas algumas formas de trabalhar a transversalidade por meio dos contos infantis, numa escrita ficcionada da atuação de uma professora transsexual. | pt_BR |
dc.description.abstract | Children's tales are artifacts that reiterate sociocultural norms to maintain and regulate hegemonic power relations. In the education field, these narratives can be understood as gender and sexuality pedagogies, through the representations they contain. However, they can also provide transversality by bringing, in their representations, traces of differences such as, for example, LGBTIA+ culture elements. This research path highlights how children's tales with traces of differences transversalize cisnormativity in the labor of 5 public school teachers in Montenegro, Rio Grande do Sul (RS). To this end, the cartography of knowledge and rhizomatic matrices is adopted as a methodological path to: 1. define transversality in relation to the theoretical paths raised in the literature review; 2. identify children's books with traces of differences that have the potential for transversality; 3. analyze how teachers use children's tales as pedagogical tools; and 4. analyze how cisnormativity can be transversalized through children's tales in the teachers labor. Transversality is defined as a potent pedagogical attention to bring to light what has been silenced by the school's normative structure. Then, a chart of children's stories with traces of differences, available in the school library, is created. This chart serves as the basis for narrative-inspired semi-structured interviews, the analysis of which leads to the emergence of traces of transversality. Furthermore, some ways of working on transversality through children's tales are proposed, in a fictionalized writing about the labor of a transsexual teacher. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.title | Transversalizando a norma: entre contos infantis, marcas das diferenças e atuação de professoras/es | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001206644 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7380)Educação (2476)