A literatura infantil como recurso pedagógico no ensino de problemas matemáticos: um estudo de caso no 1º ano do ensino fundamental
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho busca analisar as contribuições da literatura infantil para o ensino de problemas matemáticos, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com cunho qualitativo. Para a coleta de dados, foram realizadas uma entrevista semiestruturada com a professora regente da turma, três sessões de prática e uma sessão de intervenção com os 24 alunos da turma de 1º ano. Os trabalhos de Smole e Diniz (2001), Bonilha e Vidigal (2016) e Corso, Assis e ...
Este trabalho busca analisar as contribuições da literatura infantil para o ensino de problemas matemáticos, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com cunho qualitativo. Para a coleta de dados, foram realizadas uma entrevista semiestruturada com a professora regente da turma, três sessões de prática e uma sessão de intervenção com os 24 alunos da turma de 1º ano. Os trabalhos de Smole e Diniz (2001), Bonilha e Vidigal (2016) e Corso, Assis e Nogues (2023) acerca de matemática e problemas matemáticos embasaram a construção do referencial teórico do trabalho. Ao realizar a análise, foi possível perceber como a literatura infantil pode se relacionar com a matemática, motivar os alunos na resolução de problemas matemáticos e possibilitar um trabalho multidisciplinar em sala de aula. Também foi constatada a importância de dar espaço para diferentes estratégias de resolução dos problemas matemáticos. ...
Abstract
This work seeks to analyze how children's literature can be a powerful resource for teaching mathematical problems, based on a practice carried out with a 1st year elementary school class. The methodology used was a case study, with a qualitative nature. For the data collection, a semi-structured interview was carried out with the class teacher, along with three practice sessions and an intervention session with the 24 students from the 1st year class. The works of Smole and Diniz (2001), Bonil ...
This work seeks to analyze how children's literature can be a powerful resource for teaching mathematical problems, based on a practice carried out with a 1st year elementary school class. The methodology used was a case study, with a qualitative nature. For the data collection, a semi-structured interview was carried out with the class teacher, along with three practice sessions and an intervention session with the 24 students from the 1st year class. The works of Smole and Diniz (2001), Bonilha and Vidigal (2016) and Corso, Assis and Nogues (2023) on mathematical problems supported the construction of the theoretical framework. By carrying out the analysis, it was possible to see how children's literature can relate to mathematics, motivate students in solving mathematical problems and enable multidisciplinary work in the classroom. The importance of giving space to different strategies for solving mathematical problems was also noted. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License