Reflexões sobre modos de compor artesanias docentes na pré-escola
dc.contributor.advisor | Barbosa, Maria Carmen Silveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Streit, Letícia Caroline da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-19T06:21:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/276527 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo, situado na Linha de Pesquisa dos Estudos sobre Infâncias, concentra a atenção em compreender como um grupo de professores de pré-escola constroem sua docência a partir da relação entre reflexões realizadas na formação continuada, documentos legais, debates com colegas e o registro, pela escrita e imagem, das suas práticas. Para tal, propõe uma pesquisa-intervenção, pois a mesma mobiliza todos os participantes no processo, utilizando como ferramenta metodológica um grupo de investigação que, de forma colaborativa, partilha temas didático-pedagógicos e experiências pessoais. O grupo foi formado por professores e coordenadores pedagógicos de cinco escolas, com diferentes perfis de oferta, da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo - RME/NH, com a intenção de conhecer como os professores percebem, refletem, realizam e compartilham suas experiências e as materializam nos seus modos de estar com as crianças, a partir da organização de suas ações pedagógicas. Analiso nesta dissertação narrativas orais dos encontros formativos e narrativas escritas produzidas por cada um dos participantes, fragmentos dos processos de documentação pedagógica vividos por eles. Ao relacionar as ações de narrar, organizar, propor e observar, intencionalmente, com os princípios da artesania (SENNETT, 2021) e do professor artesão (LARROSA, 2019, 2021), compreendo que a docência constituída por cada um dos professores assenta-se na composição do conhecimento desenvolvido nas ações de formação, que apresentam caminhos sistematizados pela experiência pedagógica estudada e aquela partilhada entre os pares. Contudo, através da leitura dos dados, baseada na análise textual discursiva – ATD, as práticas e a escrita da reflexão sobre as mesmas evidenciam que cada professor constrói sua própria trilha, a partir dos estudos e reflexões grupais, compondo docências artesanais, que caracterizam-se por serem dialógicas entre ideias dos discursos, dos pares e da escuta das crianças, e inventivas, por evidenciarem na meta-análise a intersecção entre o universal e o local, o grupal e o pessoal, perceptível na interpretação dos registros produzidos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study, located in the Childhood Studies Research Line, focuses attention on understanding how a group of preschool teachers build their teaching based on the relationship between reflections carried out in continuing education, legal documents, discussions with colleagues and the record , through writing and image, of their practices. To this end, it proposes an intervention research, as it mobilizes all participants in the process, using as a methodological tool a research group that, in a collaborative way, shares didactic-pedagogical themes and personal experiences. The group was formed by teachers and pedagogical coordinators from five schools, with different offering profiles, from the Novo Hamburgo Municipal Education Network - RME/NH, with the intention of learning how teachers perceive, reflect, carry out and share their experiences and they materialize them in their ways of being with children, based on the organization of their pedagogical actions. In this dissertation, I analyze oral narratives of the training meetings and written narratives produced by each of the participants, fragments of the pedagogical documentation processes experienced by them. By relating the actions of narrating, organizing, proposing and observing, intentionally, with the principles of craftsmanship (SENNETT, 2021) and the artisan teacher (LARROSA, 2019, 2021), I understand that the teaching constituted by each of the teachers is based on in the composition of the knowledge developed in training actions, which present paths systematized by the pedagogical experience studied and that shared among peers. However, through reading the data, based on discursive textual analysis – ATD, the practices and the written reflection on them show that each teacher builds his own path, based on group studies and reflections, composing artisanal teachings, which characterize-if because they are dialogical between ideas from speeches, peers and children's listening, and inventive, because they highlight in the meta-analysis the intersection between the universal and the local, the group and the personal, perceptible in the interpretation of the records produced. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teaching crafts | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Continuing training | en |
dc.subject | Pre school | en |
dc.subject | Teaching record | en |
dc.subject | Pedagogical documentation | en |
dc.title | Reflexões sobre modos de compor artesanias docentes na pré-escola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001198525 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7380)Educação (2476)