Danças brasileiras no folclore e da cultura popular : vivências educativo-afetivas e trajetos de construção de instrumentos de ensino
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Danças brasileiras no folclore e da cultura popular: vivências educativo-afetivas e trajetos de construção de instrumentos de ensino perquire as rotinas arte-educadora em formação, obtidos na prática do projeto Brasil&Dança: Folclore e Cultura Popular, que objetivou o ensino das danças brasileiras: samba, forró, frevo e boi-bumbá, junto ao contexto escolar não formal: A fundação Pão dos Pobres de Santo Antônio de Porto Alegre, em 2022/1, decorrente da disciplina de Estágio de Docência em Projet ...
Danças brasileiras no folclore e da cultura popular: vivências educativo-afetivas e trajetos de construção de instrumentos de ensino perquire as rotinas arte-educadora em formação, obtidos na prática do projeto Brasil&Dança: Folclore e Cultura Popular, que objetivou o ensino das danças brasileiras: samba, forró, frevo e boi-bumbá, junto ao contexto escolar não formal: A fundação Pão dos Pobres de Santo Antônio de Porto Alegre, em 2022/1, decorrente da disciplina de Estágio de Docência em Projetos de Dança do Curso de Licenciatura em Danças da UFRGS, transformada em Atividades Práticas em Projetos de Dança, em 2023/01. A escolha dos gêneros de danças e dentro deles os estilos regionalizados se deve às identidades e referenciais dos alunos da fundação. A pesquisa objetiva a investigação de como ocorreram as aulas, com a instrução das danças brasileiras, em uma perspectiva cidadã e afetiva, junto a estudantes do ensino fundamental, integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos da instituição. O trabalho também coopera para tornar as danças populares brasileiras, o folclore e a cultura popular, instrumentos do não apagamento da identidade nacional, sendo a arte-educação uma das formas de desenvolvimento de alguns dos princípios contidos na Carta Magna, dignidade e cidadania, alicerçados na afeição, cuidado e em subjetivações implicadas no processo de ensino da dança. A abordagem da pesquisa inclui os desafios da constituição de ferramentas de formação em danças populares brasileiras, no contexto do folclore e da cultura popular. O objeto investigativo é caracteristicamente qualitativo, pois abrange a arte dança não somente como movimento, mas campo de conhecimento, que contribui para a formação do sujeito integral: criança e adolescente, em condições de liberdade e equidade. Assim, a pesquisa compreende os eixos de saberes: entendimentos conceituais sobre de folclore e cultura popular, estudo da arte-educação da triangulação de Ana Mae Barbosa e do documento normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, a BNCC, vivências da arte-educadora em formação no ensino da dança junto a público em situação de risco social, sob a ótica da Psicologia da Educação e alicerces constitucionais, e, por fim, as incitações na construção de instrumentos de ensino em danças populares brasileiras. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Dança: Licenciatura.
Coleções
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TCC Dança (148)
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