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dc.contributor.advisorNoronha, Márcio Pizarropt_BR
dc.contributor.authorRosa, Andréa Teixeira dapt_BR
dc.date.accessioned2024-06-07T06:17:37Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/275590pt_BR
dc.description.abstractDanças brasileiras no folclore e da cultura popular: vivências educativo-afetivas e trajetos de construção de instrumentos de ensino perquire as rotinas arte-educadora em formação, obtidos na prática do projeto Brasil&Dança: Folclore e Cultura Popular, que objetivou o ensino das danças brasileiras: samba, forró, frevo e boi-bumbá, junto ao contexto escolar não formal: A fundação Pão dos Pobres de Santo Antônio de Porto Alegre, em 2022/1, decorrente da disciplina de Estágio de Docência em Projetos de Dança do Curso de Licenciatura em Danças da UFRGS, transformada em Atividades Práticas em Projetos de Dança, em 2023/01. A escolha dos gêneros de danças e dentro deles os estilos regionalizados se deve às identidades e referenciais dos alunos da fundação. A pesquisa objetiva a investigação de como ocorreram as aulas, com a instrução das danças brasileiras, em uma perspectiva cidadã e afetiva, junto a estudantes do ensino fundamental, integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos da instituição. O trabalho também coopera para tornar as danças populares brasileiras, o folclore e a cultura popular, instrumentos do não apagamento da identidade nacional, sendo a arte-educação uma das formas de desenvolvimento de alguns dos princípios contidos na Carta Magna, dignidade e cidadania, alicerçados na afeição, cuidado e em subjetivações implicadas no processo de ensino da dança. A abordagem da pesquisa inclui os desafios da constituição de ferramentas de formação em danças populares brasileiras, no contexto do folclore e da cultura popular. O objeto investigativo é caracteristicamente qualitativo, pois abrange a arte dança não somente como movimento, mas campo de conhecimento, que contribui para a formação do sujeito integral: criança e adolescente, em condições de liberdade e equidade. Assim, a pesquisa compreende os eixos de saberes: entendimentos conceituais sobre de folclore e cultura popular, estudo da arte-educação da triangulação de Ana Mae Barbosa e do documento normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, a BNCC, vivências da arte-educadora em formação no ensino da dança junto a público em situação de risco social, sob a ótica da Psicologia da Educação e alicerces constitucionais, e, por fim, as incitações na construção de instrumentos de ensino em danças populares brasileiras.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDanças folclóricaspt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.titleDanças brasileiras no folclore e da cultura popular : vivências educativo-afetivas e trajetos de construção de instrumentos de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001200590pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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