Danças brasileiras no folclore e da cultura popular : vivências educativo-afetivas e trajetos de construção de instrumentos de ensino
dc.contributor.advisor | Noronha, Márcio Pizarro | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Andréa Teixeira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-07T06:17:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/275590 | pt_BR |
dc.description.abstract | Danças brasileiras no folclore e da cultura popular: vivências educativo-afetivas e trajetos de construção de instrumentos de ensino perquire as rotinas arte-educadora em formação, obtidos na prática do projeto Brasil&Dança: Folclore e Cultura Popular, que objetivou o ensino das danças brasileiras: samba, forró, frevo e boi-bumbá, junto ao contexto escolar não formal: A fundação Pão dos Pobres de Santo Antônio de Porto Alegre, em 2022/1, decorrente da disciplina de Estágio de Docência em Projetos de Dança do Curso de Licenciatura em Danças da UFRGS, transformada em Atividades Práticas em Projetos de Dança, em 2023/01. A escolha dos gêneros de danças e dentro deles os estilos regionalizados se deve às identidades e referenciais dos alunos da fundação. A pesquisa objetiva a investigação de como ocorreram as aulas, com a instrução das danças brasileiras, em uma perspectiva cidadã e afetiva, junto a estudantes do ensino fundamental, integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos da instituição. O trabalho também coopera para tornar as danças populares brasileiras, o folclore e a cultura popular, instrumentos do não apagamento da identidade nacional, sendo a arte-educação uma das formas de desenvolvimento de alguns dos princípios contidos na Carta Magna, dignidade e cidadania, alicerçados na afeição, cuidado e em subjetivações implicadas no processo de ensino da dança. A abordagem da pesquisa inclui os desafios da constituição de ferramentas de formação em danças populares brasileiras, no contexto do folclore e da cultura popular. O objeto investigativo é caracteristicamente qualitativo, pois abrange a arte dança não somente como movimento, mas campo de conhecimento, que contribui para a formação do sujeito integral: criança e adolescente, em condições de liberdade e equidade. Assim, a pesquisa compreende os eixos de saberes: entendimentos conceituais sobre de folclore e cultura popular, estudo da arte-educação da triangulação de Ana Mae Barbosa e do documento normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, a BNCC, vivências da arte-educadora em formação no ensino da dança junto a público em situação de risco social, sob a ótica da Psicologia da Educação e alicerces constitucionais, e, por fim, as incitações na construção de instrumentos de ensino em danças populares brasileiras. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Danças folclóricas | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Arte-educação | pt_BR |
dc.title | Danças brasileiras no folclore e da cultura popular : vivências educativo-afetivas e trajetos de construção de instrumentos de ensino | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001200590 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Dança: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Dança (148)