MDV3D na educação : possibilidades didático-pedagógicas
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Com a consolidação da Educação a Distância (EAD) no Brasil tem-se buscado metodologias que primem por estratégias didático-pedagógicas adequadas a tal modalidade de ensino que é, geralmente, ministrada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Esta busca por recursos que propiciem interações entre os alunos a fim de facilitar a construção de seus conhecimentos explicita a necessidade de ambientes digitais que permitam a aplicação de estratégias mais interativas. Neste sentido, os Mundos Digi ...
Com a consolidação da Educação a Distância (EAD) no Brasil tem-se buscado metodologias que primem por estratégias didático-pedagógicas adequadas a tal modalidade de ensino que é, geralmente, ministrada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Esta busca por recursos que propiciem interações entre os alunos a fim de facilitar a construção de seus conhecimentos explicita a necessidade de ambientes digitais que permitam a aplicação de estratégias mais interativas. Neste sentido, os Mundos Digitais Virtuais em 3D (MDV3D) são entendidos como ambientes de aprendizagem que, assim como um AVA, são construídos pelos usuários a partir das suas interações/comunicações nestes espaços. O presente estudo tem por objetivo fazer uma análise das possibilidades didático-pedagógicas ofertadas nos MDV3Ds para a Educação Superior tendo como base a teoria piagetiana. Tal estudo foi desenvolvido a partir do acompanhamento feito pela autora em uma disciplina do curso de Pedagogia de uma universidade da região metropolitana de Porto Alegre - RS - ministrada no MDV3D Second Life (SL). Este trabalho é resultado de uma pesquisa sobre metodologias de ensino, sendo de abordagem qualitativa do tipo netnográfica. As análises apontam a relevância da utilização de ambientes digitais nos processos de ensino/aprendizagem por ofertarem potenciais pedagógicos. Busca-se, assim, uma reflexão aprofundada que proporcione novos caminhos à ação docente e formas inovadoras de aprender e ensinar através do MDV3D SL. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License