Entre a metafísica e a filosofia moral : a teoria dos transcendentais como possível paradigma metaético da obra de Tomás de Aquino
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Na presente dissertação são discutidos os fundamentos da filosofia moral de Tomás de Aquino e as relações entre esta e sua metafísica, investigando os pressupostos metaéticos da teoria moral do filósofo medieval. A hipótese levantada é de que a tese metaética fundamental da obra é a teoria dos transcendentais formulada, sobretudo, nas Quaestiones Disputatae de Veritate, e que, a partir desta tese, através da articulação com sua teoria da razão prática e da ação humana, podem surgir possibilidad ...
Na presente dissertação são discutidos os fundamentos da filosofia moral de Tomás de Aquino e as relações entre esta e sua metafísica, investigando os pressupostos metaéticos da teoria moral do filósofo medieval. A hipótese levantada é de que a tese metaética fundamental da obra é a teoria dos transcendentais formulada, sobretudo, nas Quaestiones Disputatae de Veritate, e que, a partir desta tese, através da articulação com sua teoria da razão prática e da ação humana, podem surgir possibilidades diversas de classificações metaéticas na obra de Tomás. É defendido que uma compreensão clara do aspecto metaético da teoria dos transcendentais do ente permite não apenas um entendimento mais distinto das divergências internas entre os interpretes do Aquinate, mas também permite respostas mais fundamentadas às críticas externas à tradição escolástica. Essa hipótese será trabalhada no seguinte percurso: no primeiro capítulo, será levantado o estado da questão, apresentando as diversas correntes interpretativas do pensamento do Aquinate na contemporaneidade, e também quais são os principais desafios da metaética contemporânea em relação às teorias fundadas no autor. A diversidade de abordagens acerca da obra de Tomás levará à hipótese de que essas divergências se devem menos às conclusões morais distintas, mas aos pressupostos metaéticos distintos, e que a tese metaética fundamental do Aquinate é a teoria dos transcendentais. No segundo capítulo, a teoria dos transcendentais é explorada em primeiro lugar considerando sua genealogia histórica até Tomás de Aquino e, em um segundo momento, é tratada de forma mais extensa, considerando também as consequências que aquela tem para a consideração do papel da teologia na sua filosofia moral em geral. No terceiro capítulo, o tema do segundo capítulo será integrado ao tratamento que Tomás dá à razão prática, à beatitude e à lei natural, possibilitando, assim, a compreensão de como esta teoria se encaixa em uma visão mais ampla de sua obra, e tem-se um vislumbre das possibilidades de compreensão metaética na teoria moral do autor. No último capítulo, são apresentadas as diversas possibilidades que sua obra permite de classificação na metaética, defendendo que na obra de Tomás pode-se encontrar um naturalismo qualificado, mas que, textualmente, permite diversas matizes metaéticas distintas, e seus intérpretes, por esta razão, apresentam enfoques de teorias mais naturalistas ou menos naturalistas, ainda que partam do mesmo autor. ...
Abstract
This dissertation discusses the foundations of Thomas Aquinas' moral philosophy and the relationships between it and his metaphysics, investigating the metaethical assumptions of the medieval philosopher's moral theory. The hypothesis raised is that the fundamental metaethical thesis of his work is the theory of transcendentals, formulated, above all, in the Quaestiones Disputatae de Veritate, and that, based on this thesis, through articulation with his theory of practical reason and human act ...
This dissertation discusses the foundations of Thomas Aquinas' moral philosophy and the relationships between it and his metaphysics, investigating the metaethical assumptions of the medieval philosopher's moral theory. The hypothesis raised is that the fundamental metaethical thesis of his work is the theory of transcendentals, formulated, above all, in the Quaestiones Disputatae de Veritate, and that, based on this thesis, through articulation with his theory of practical reason and human action, different possibilities of metaethical classifications may arise in Thomas’s work. It is argued that a clear understanding of the metaethical aspect of the theory of transcendentals of being allows not only a more distinct understanding of the internal divergences between Aquinas's interpreters, but also allows for more grounded responses to external criticisms of the scholastic tradition. This hypothesis will be worked on through the following route: in the first chapter, the state of the issue will be raised, presenting the different interpretative currents of Aquinas' thought in contemporary times, and also what are the main challenges of contemporary metaethics in relation to the theories founded on the author. The diversity of approaches to Thomas's work will lead to the hypothesis that these divergences are due less to different moral conclusions, but to different metaethical assumptions, and that Aquinas's fundamental metaethical thesis is the theory of transcendentals. In the second chapter, the theory of transcendentals is explored firstly considering its historical genealogy up to Thomas Aquinas and, n a second moment, is treated more extensively, also considering the consequences that this theory has for considering the role of theology in his moral philosophy in general. In the third chapter, the theme treated in the second chapter will be integrated with Thomas's treatment of practical reason, beatitude and natural law. Through this association of themes, it is possible to understand how this theory fits into a broader vision of his work, and we get a glimpse of the possibilities of metaethical understanding in the author's moral theory. In the last chapter, the different possibilities that his work allows for classification within the scope of metaethics are presented, arguing that in Tomás's work a qualified naturalism can be found, but that, textually, his work allows for different metaethical nuances different, and their interpreters, for this reason, present more naturalistic or less naturalistic theories, even if they have the same author as a starting point. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia.
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