Marca empregadora em disputa : a comunicação da Nestlé frente aos relatos de seus empregados e ex-empregados no site Glassdoor
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Tendo como base noções sobre marca empregadora e proposta de valor a partir de Clavery (2020) e Mascarenhas e Mansi (2020), dos atributos de construção de marca empregadora de Lievens e Slaughter (2016) e dos estudos sobre a humanização da comunicação nas organizações a partir de Curvello (2010), esse estudo tem como objetivo geral “tensionar a comunicação organizacional da Nestlé para construção da sua marca empregadora em relação aos sentidos expostos em relatos de empregados e ex-empregados ...
Tendo como base noções sobre marca empregadora e proposta de valor a partir de Clavery (2020) e Mascarenhas e Mansi (2020), dos atributos de construção de marca empregadora de Lievens e Slaughter (2016) e dos estudos sobre a humanização da comunicação nas organizações a partir de Curvello (2010), esse estudo tem como objetivo geral “tensionar a comunicação organizacional da Nestlé para construção da sua marca empregadora em relação aos sentidos expostos em relatos de empregados e ex-empregados na plataforma GlassDoor”. Assim, para darmos conta do viés do tensionamento, articulamos teorias a partir da definição de comunicação integrada de Kunsch (2003), abordando as estratégias discursivas das organizações de acordo com Perotto (2007) e entendendo as disputas de sentido estabelecidas entre organização público com base em Baldissera (2008). Como objetos empíricos, submetidos à análise de conteúdo temática por frequência (Bardin, 1977), temos: 1) a comunicação que a Nestlé Brasil veicula de si no seu site, na seção carreiras; e 2) os depoimentos de empregados e ex-empregados a respeito das suas experiências com a organização, publicados anonimamente na plataforma GlassDoor, no primeiro semestre de 2023. Como principais resultados, destacamos: a) significativas diferenças entre aquilo que a organização diz de si e aquilo que os referidos públicos realmente percebem no âmbito da dimensão do experiencial; e b) necessidade de alinhar aquilo que a organização diz de si (que realmente seja o que diz ser) e as expectativas dos públicos, na medida do que é viável e ético. ...
Abstract
Based on concepts related to employer branding and value proposition as discussed by Clavery (2020) and Mascarenhas and Mansi (2018), the employer brand building attributes proposed by Lievens and Slaughter (2016), and studies on the humanization of communication in organizations by Curvello (2010), this study aims to "stress the organizational communication of Nestlé for the construction of its employer brand in relation to the meanings exposed in employee and former employee reports on the Gl ...
Based on concepts related to employer branding and value proposition as discussed by Clavery (2020) and Mascarenhas and Mansi (2018), the employer brand building attributes proposed by Lievens and Slaughter (2016), and studies on the humanization of communication in organizations by Curvello (2010), this study aims to "stress the organizational communication of Nestlé for the construction of its employer brand in relation to the meanings exposed in employee and former employee reports on the GlassDoor platform."To address this challenge, we integrate theories based on Kunsch's (2003) definition of integrated communication, examining organizational discursive strategies according to Perotto (2007), and understanding sense disputes established between the organization and the public based on Baldissera (2008). As empirical subjects, subjected to thematic content analysis by frequency (Bardin, 1977), we consider: 1) Nestlé Brazil's communication portrayed on its website, particularly in the careers section; and 2) testimonials from employees and former employees regarding their experiences with the organization, anonymously published on the GlassDoor platform, in the first half of 2023. Key findings include: a) significant differences between what the organization asserts about itself and what these mentioned audiences truly perceive in the experiential dimension; and b) the need to align what the organization says about itself (ensuring it accurately reflects reality) with the expectations of its audiences, within the bounds of what is feasible and ethical. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1829)
Este item está licenciado na Creative Commons License