Práticas pedagógicas com textos da tradição oral: um estudo sobre propostas didáticas para promover o desenvolvimento da consciência fonológica
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O tema desta pesquisa, de caráter qualitativo, são as práticas pedagógicas envolvendo textos da tradição oral na relação com o desenvolvimento da consciência fonológica. O objetivo da pesquisa é mapear práticas pedagógicas, no contexto da alfabetização, com foco em textos da tradição oral na relação com o desenvolvimento da consciência fonológica. O estudo se deu de forma qualitativa por meio de três estratégias metodológicas principais: em um primeiro momento foi realizada uma revisão bibliogr ...
O tema desta pesquisa, de caráter qualitativo, são as práticas pedagógicas envolvendo textos da tradição oral na relação com o desenvolvimento da consciência fonológica. O objetivo da pesquisa é mapear práticas pedagógicas, no contexto da alfabetização, com foco em textos da tradição oral na relação com o desenvolvimento da consciência fonológica. O estudo se deu de forma qualitativa por meio de três estratégias metodológicas principais: em um primeiro momento foi realizada uma revisão bibliográfica em bases de dados. O segundo momento ocorreu pela análise documental de textos considerados de referência, oriundos das disciplinas cursadas ao longo do Curso Licenciatura em Pedagogia. O terceiro momento, por sua vez, contemplou o mapeamento das práticas pedagógicas dos textos revisados, envolvendo os textos da tradição oral a partir de uma classificação tendo em vista as habilidades fonológicas promovidas. Na análise, as práticas envolvendo parlendas, trava-línguas, cantigas de roda, quadrinhas/versinhos e adivinhações passaram por classificações, compondo os seguintes eixos referentes aos níveis de consciência fonológica: A) Propostas de consciência silábica; B) Propostas de consciência de rimas e aliterações e C) Propostas de consciência fonêmica. Nas considerações finais deste estudo, pode-se perceber que é possível promover práticas pedagógicas em sala de aula com textos da tradição oral envolvendo diferentes habilidades de consciência fonológica com uma gama de repertórios didáticos para cada nível. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License