Conteúdos dos atos antidemocráticos pós eleições presidenciais de 2022 no TikTok : Deus, pátria, família, liberdade e terrorismo
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo de caráter exploratório tem o objetivo de identificar e analisar conteúdo publicado por usuários da plataforma Tiktok em apoio às manifestações contra o resultado das eleições presidenciais brasileiras de 2022. Logo após o resultado eleitoral de 30 de outubro daquele ano, que indicou Luiz Inácio Lula da Silva como presidente eleito, apoiadores do candidato derrotado, Jair Bolsonaro, ocuparam locais públicos ao longo do país em expressão de desacordo, o que culminou na invasão violen ...
Este estudo de caráter exploratório tem o objetivo de identificar e analisar conteúdo publicado por usuários da plataforma Tiktok em apoio às manifestações contra o resultado das eleições presidenciais brasileiras de 2022. Logo após o resultado eleitoral de 30 de outubro daquele ano, que indicou Luiz Inácio Lula da Silva como presidente eleito, apoiadores do candidato derrotado, Jair Bolsonaro, ocuparam locais públicos ao longo do país em expressão de desacordo, o que culminou na invasão violenta dos prédios-sede dos três poderes da República no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A base teórica deste trabalho de conclusão de curso inclui reflexões sobre comunicação pública e comunicação política (Weber, 2007; 2011; 2017 e Gomes, 2005); noções de público e ciberativismo (Esteves, 2011; 2018 e Maia, 2011) e desinformação (Gillespie, 2018; Mendonça et al., 2023; Roque; Bruno, 2019). A abordagem analítica é qualitativa, operacionalizada por meio de análise de conteúdo dos elementos imagéticos e textuais de 24 vídeos publicados no Tiktok no contexto dos atos antidemocráticos. A análise desse corpus demonstrou a inclusão explícita das expressões #intervencaofederal, #sosffaa, #supremoeopovo, identificando motivações golpistas em relação à democracia brasileira, além da presença de desinformação em elementos sonoros e visuais das publicações, principalmente, com o objetivo de ataque ao inimigo político. ...
Abstract
This exploratory study aims to identify and analyze content published by Tiktok users in support to riots aginst the 2022 brazilian presidential election. Shortly after the nomination Luiz Inácio Lula da Silva as president-elect became public, on october 30th that year, a mob of the defeated candidate Jair Bolsonaro supporters attacked the Brazilian Three Power Building and many other public spaces across the country on January 8th 2023m in a alleged disagreement to the election’s result.The th ...
This exploratory study aims to identify and analyze content published by Tiktok users in support to riots aginst the 2022 brazilian presidential election. Shortly after the nomination Luiz Inácio Lula da Silva as president-elect became public, on october 30th that year, a mob of the defeated candidate Jair Bolsonaro supporters attacked the Brazilian Three Power Building and many other public spaces across the country on January 8th 2023m in a alleged disagreement to the election’s result.The theoretical basis of this course conclusion work includes reflections on public communication and political communication (Weber, 2007; 2011; 2017 e Gomes, 2005); notions of public and cyberactivism (Esteves, 2011; 2018 e Maia, 2011) and misinformation (Gillespie, 2014, Mendonça et al, 2023 and Roque; Bruno, 2019). The analytical approach is qualitative, worked through content analysis of imagery and textual elements based of 24 videos published on Tiktok in a anti-democratic riots context. The analysis of this corpus demonstrated the explicit inclusion of the expressions #intervencaofederal, #sosffaa, #supremoeopovo, identifying coup motivations for Brazilian democracy as well as spreading misinformation through sound and visual content, aiming to attack the political opponent. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1879)
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