A cor como signo : uma análise semiótica sobre o glamour no editorial de moda "Feira Popular Brasileira Digital"
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Data
2023Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar e compreender os processos de produção de sentido na fotografia de moda, identificando as relações semióticas mobilizadas na análise do editorial de moda Feira Popular Brasileira Digital em relação com a estética do glamour. O editorial, produzido pelo coletivo Brazil 1,99, foi veiculado em meio digital, pelo Instagram e posteriormente pelo site do coletivo. Considerando o conceito de glamour como uma estética derivada de uma íntima ligação com as culturas ...
O objetivo deste trabalho é investigar e compreender os processos de produção de sentido na fotografia de moda, identificando as relações semióticas mobilizadas na análise do editorial de moda Feira Popular Brasileira Digital em relação com a estética do glamour. O editorial, produzido pelo coletivo Brazil 1,99, foi veiculado em meio digital, pelo Instagram e posteriormente pelo site do coletivo. Considerando o conceito de glamour como uma estética derivada de uma íntima ligação com as culturas do consumo e com a esfera mercantilizada da experiência no capitalismo tardio (NEVES, 2021), esta aparece com frequência em fotografias de moda atuando como um mecanismo escapista da realidade, ao produzir um repertório encantador e sedutor para o público (RAMIRES, 2014). Portanto, para analisar a proximidade do editorial de moda Feira Popular Brasileira Digital com o conceito de glamour, foi mobilizado o elemento da cor. Para realizar determinada análise, utilizou-se a metodologia qualitativa com análise documental baseada na semiótica peirceana. Com a conclusão da pesquisa, considerou-se que o editorial analisado estabelece um diálogo com o processo de glamourização, mas que quanto ao elemento da cor, afasta-se da estética do glamour. ...
Abstract
This paper aims to investigate the ways to understand fashion photography, focusing on semiotics relations which were mobilized in the colors of the fashion editorial Feira Popular Brasileira Digital analysis. The fashion editorial produced by Brazil 1,99 was published on digital media, first on Instagram, then at the brand website. Considering the concept of glamour as an aesthetic which came from consumer cultures and the commodified sphere of experience in late capitalism, this aesthetic app ...
This paper aims to investigate the ways to understand fashion photography, focusing on semiotics relations which were mobilized in the colors of the fashion editorial Feira Popular Brasileira Digital analysis. The fashion editorial produced by Brazil 1,99 was published on digital media, first on Instagram, then at the brand website. Considering the concept of glamour as an aesthetic which came from consumer cultures and the commodified sphere of experience in late capitalism, this aesthetic appears often on fashion photography, working as an escapist mechanism of reality, by producing an enchanting and seductive repertoire for the public. To perform this paper analysis, we develop a qualitative methodology based on Peircean semiotics. We concluded that the fashion editorial Feira Popular Brasileira Digital does dialogue with the concept of glamour, but analyzing the colors it doesn’t get closer to glamour. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1879)
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