Práticas de consumo ambientalmente sustentáveis: estudo sobre a geração z, na cidade de porto alegre, em 2023
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esse estudo tem como tema principal o comportamento do consumidor da Geração Z, de Porto Alegre, no ano de 2023, com o objetivo de refletir sobre as práticas de consumo adotadas por este público, relacionadas com a sustentabilidade ambiental. Para isso contaremos com os objetivos específicos de discutir o cenário das organizações e das tendências de consumo da geração Z no âmbito da sustentabilidade ambiental, realizar pesquisa para identificar quais práticas de consumo ambientalmente sustentáv ...
Esse estudo tem como tema principal o comportamento do consumidor da Geração Z, de Porto Alegre, no ano de 2023, com o objetivo de refletir sobre as práticas de consumo adotadas por este público, relacionadas com a sustentabilidade ambiental. Para isso contaremos com os objetivos específicos de discutir o cenário das organizações e das tendências de consumo da geração Z no âmbito da sustentabilidade ambiental, realizar pesquisa para identificar quais práticas de consumo ambientalmente sustentável são as mais frequentes no dia a dia da geração Z de Porto Alegre, no ano de 2023, considerando nascidos entre 1995 e 2005, validar o entendimento e engajamento deste público em relação às marcas atuantes em prol da sustentabilidade ambiental, e, por fim, inferir as motivações deste público para praticar ou não o consumo ambientalmente sustentável. Utilizamos como base a revisão bibliográfica e documental e o levantamento quantitativo dos dados da pesquisa empírica via questionário. Na bibliografia se apresentam os conceitos de sustentabilidade, sustentabilidade empresarial e marketing verde, além da conceituação de consumo sustentável e geração Z. São também exploradas as tendências da geração Z no âmbito da sustentabilidade ambiental e do consumo. Como achados da pesquisa empírica, destacamos que a amostra possui um comportamento de consumo consciente, que, embora pouco expressivo, configura um possível movimento de transição comportamental, bem como dá indícios de resistência e quebra de padrões de consumo. ...
Abstract
This study addresses the consumption behavior of Generation Z individuals in Porto Alegre during the year 2023, focusing on these public’s practices related to environmental sustainability. To achieve this, we will rely on specific objectives to discuss the landscape of organizations and consumption trends of Generation Z in the context of environmental sustainability, conducting research to identify the most common environmentally sustainable consumption practices among Generation Z youths in ...
This study addresses the consumption behavior of Generation Z individuals in Porto Alegre during the year 2023, focusing on these public’s practices related to environmental sustainability. To achieve this, we will rely on specific objectives to discuss the landscape of organizations and consumption trends of Generation Z in the context of environmental sustainability, conducting research to identify the most common environmentally sustainable consumption practices among Generation Z youths in Porto Alegre in 2023, born between 1995 and 2005, evaluating the awareness and engagement of these individuals with brands that promote environmental sustainability, and finally, comprehending the motivations that drive them to adopt or refrain from sustainable consumption. The research is based on literature review and documentary analysis, as well as quantitative data collection through questionnaires. The literature review explores concepts of sustainability, corporate sustainability, green marketing, in addition to sustainable consumption, and the definition of Generation Z. The study also examines Generation Z trends regarding environmental sustainability and consumption. Interpreting the empirical research findings, we underscore that the surveyed group showcases conscious consumption behavior, which, although not very prominent, constitutes a potential movement toward behavioral transition, as well as showing indications of resistance and disruption of consumption patterns. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1879)
Este item está licenciado na Creative Commons License