Inovação, incerteza e risco na indústria arrozeira do Rio Grande do Sul
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Data
2013Autor
Tipo
Assunto
Resumo
Esse trabalho possuí como principal objetivo contribuir para a compreensão da relação entre inovação, fatores da inovação, incerteza e risco no setor agroindustrial de maneira a estabelecer parâmetros iniciais da caracterização desses fenômenos e de sua inter-relação. Para explorar esse fenômeno foram estudados casos de agroindústrias inovadoras no setor processador de arroz do Rio Grande do Sul. A relação entre a natureza da inovação (incremental ou radical), o seu grau de apropriabilidade e i ...
Esse trabalho possuí como principal objetivo contribuir para a compreensão da relação entre inovação, fatores da inovação, incerteza e risco no setor agroindustrial de maneira a estabelecer parâmetros iniciais da caracterização desses fenômenos e de sua inter-relação. Para explorar esse fenômeno foram estudados casos de agroindústrias inovadoras no setor processador de arroz do Rio Grande do Sul. A relação entre a natureza da inovação (incremental ou radical), o seu grau de apropriabilidade e incerteza e risco foi caracterizada nos estudos de caso: i) nas empresas de pequeno e médio porte predomina a adoção de inovações de processo, de baixa apropriabilidade, e de caráter incremental, desenvolvidas por fornecedores de equipamentos; ii) na empresa de grande porte, a adoção de inovação de produto de caráter radical é apropriada a partir do seu pioneirismo e parcela de mercado, de maneira a garantir sua liderança setorial e contrapor a tendência de substituição do arroz por produtos substitutos no médio e longo prazo. O estudo também foi pertinente para ilustrar a relação entre o grau de cumulatividade, das tecnologias desenvolvidas e risco: nas pequenas e médias empresas o risco é minimizado em função da experiência adquirida pela organização inovadora na exploração de novas tecnologias de processo e, na grande empresa, o conhecimento de caráter tácito, em especial a capacidade de antecipar a reação do mercado a produtos inéditos, é crítico para subsidiar a “aposta” de oferta de novos produtos a segmentos de consumidores específicos. ...
Abstract
The aim of this study was to contribute towards and understanding of the relationship among innovation, innovation factors, uncertainty and risk in the milling industry; this way, one establishes the initial parameters for characterizing these phenomena, as well as the relationships among them. In order to explore these phenomena, the cases of innovative rice milling industries in Rio Grande do Sul were studied. The relationship among the innovation character (either incremental or radical), it ...
The aim of this study was to contribute towards and understanding of the relationship among innovation, innovation factors, uncertainty and risk in the milling industry; this way, one establishes the initial parameters for characterizing these phenomena, as well as the relationships among them. In order to explore these phenomena, the cases of innovative rice milling industries in Rio Grande do Sul were studied. The relationship among the innovation character (either incremental or radical), its degree of appropriability, as well as its degree of uncertainty and risk were characterized on the case studies: i) on the small and medium scale milling industries, there is a prevalence of process innovations, with low appropriability, incremental character, developed by equipment suppliers; ii) on the large scale rice milling industry, the adoption of product innovation with radical character is appropriate, because of its pioneering and market share, thus assuring its sectorial leadership and opposing the trend of replacement of the rice by substitute products on medium and long term. The study was also appropriate for illustrating the relationship between the degree of cumulativeness of the developed technologies and risk: on the small and medium scale industries, the risk is minimized due to the experience acquired by the innovative organization when exploring new process technologies, and in the large scale industry, the tacit knowledge – especially the ability of anticipating the reaction of the market towards a new product – is crucial in supporting the offer of new products to certain groups of consumers. ...
Contido em
Revista Extensão Rural. Santa Maria, RS. Vol. 20, n. 2 (maio/ago. 2013), p.145-158
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