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dc.contributor.advisorLuce, Maria Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorCóssio, Maria de Fátimapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-23T03:28:12Zpt_BR
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270509pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo principal a reflexão sobre os aspectos mais significativos na construção da identidade profissional de professoras de educação infantil e séries iniciais e qual o papel da formação inicial na construção desta identidade. Dez professoras de uma escola pública periférica do município de Bagé foram entrevistadas. Uma professora da educação infantil e as demais de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. A escolha desse segmento da educação básica deve-se ao interesse profissional pessoal de dirigir o foco investigativo para o Curso de Pedagogia onde atuo e à crescente tendência de o curso estruturar-se tendo como prioridade a docência nas séries iniciais. A metodologia utilizada foi a de "relatos de vida profissional", coletados a partir de entrevistas semi-estruturadas, orientadas por eixos investigativos e analisadas por meio da metodologia de análise de conteúdo. A análise das falas organizadas por eixos investigativos favoreceu a construção de três categorias: instituições (sistemas, escola), cultura docente e profissionalização. A análise das categorias mostrou o grau de alienação política em que estão imersas as professoras, revelada pela naturalização das condições de desvalorização e desprestígio profissional, expressos pelas precárias condições de trabalho, pelo controle superior (sistema, direção da escola) sobre a atividade docente, pela baixa remuneração, pela falta de participação nas decisões da escola. Demonstrou também que as professoras constroem seus conhecimentos pedagógicos na prática vivida na escola, sem a explicitação de um quadro teórico de referência. A formação inicial não parece se apresentar como significativa na construção da identidade profissional. Estas revelações empíricas alertam para a urgência de uma profunda reflexão e revisão dos cursos de professores no sentido de ocuparem um espaço no processo de resgate da dignidade das professoras e de encaminhamento para uma possível profissionalização docente.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study was to reflect about relevant aspects on the construction of preschool and elementary school teachers’ professional identity. Mainly, it focused on the role of teachers’ initial education for the construction of their professional identity. Ten teachers from one public school in the area of Bagé (RS) were interviewed. One of them works in early education segment was driven by my personal professional interests as a teacher educator and also due to the current trends leading to the recognition of the Pedagogy Program (Curso de Pedagogia), at university level, as the preferred track for teacher education. The research methodology used was the "professional life histories", which were derived from semi-structured interviews and submitted to content analysis. As a result, three major categories emerged: institutions (the school system, the school as an institutional unit), teaching culture and "profissionalization". It became evident that teachers are submitted to a high degree of political alienation, revealed by a "naturalyzation" of their lower and undervalued professional status, and by an acceptance of the precarious working conditions, the hierarchcal control over teachingperformance (from system’s level and school principal), low wages, and lack of participation in school decision-making. It was also evident that teachers build their professional knowledge much more from the lived school practice and tradition, than from a theorical frame of reference. None of them, in fact, was not able to point out any major theorical reference. As a result, it was impossible to perceive any significant differences between teachers which had their certification at secondary or at higher education level. These empirical findings suggest the urgency for a deep exam and revision of the teacher education programs in the order to rescue teacher’s dignity, and the basic conditions for a professional career and a positive professional identity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectReforma curricularpt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titleConstrução da identidade profissional : o papel dos cursos de formação de professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000278353pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1999pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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