Educação, trabalho, família e associativismo : experiências negras no campo educacional em Santa Maria/RS no pós abolição (1888-1930)
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente pesquisa buscou investigar as experiências de crianças, jovens, homens e mulheres negros e negras, no campo educacional da cidade de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, entre o final do século XIX e primeiras décadas do século XX. Nosso problema central de pesquisa foi compreender como se deram tais participações, quais foram os tensionamentos, lutas e formas de resistências acionadas por estes sujeitos à nível local, quanto a sua presença, acesso e permanência em diferent ...
A presente pesquisa buscou investigar as experiências de crianças, jovens, homens e mulheres negros e negras, no campo educacional da cidade de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, entre o final do século XIX e primeiras décadas do século XX. Nosso problema central de pesquisa foi compreender como se deram tais participações, quais foram os tensionamentos, lutas e formas de resistências acionadas por estes sujeitos à nível local, quanto a sua presença, acesso e permanência em diferentes espaços educacionais. Teoricamente, partimos dos pressupostos da História Social da Educação e do campo de estudos sobre o pós-Abolição. Em termos de método, realizamos a pesquisa através, sobretudo, do método onomástico, além de análises quantitativas e qualitativas. Sendo assim, nossas principais fontes foram: jornais da época, registros civis e paroquiais, matrículas escolares, leis e atos legais, fotografias, entrevistas orais e bibliografia. Com isso, identificamos sujeitos negros que lutaram, de diversas maneiras, pela participação em espaços de educação, como na escola formal, em cursos noturnos, em iniciativas associativas, em orfanato e na imprensa negra. Relacionamos suas trajetórias, quando possível, com os espaços de sociabilidades, os mundos do trabalho e aos seus arranjos familiares. Problematizando como estas vivências atravessaram suas atuações na educação, assim como, os marcadores de raça, gênero, classe e faixa etária. ...
Abstract
This article aims to investigate the educational experience lived by black children’s, teen’s, man’s and women in the city of Santa Maria, in the countryside of Rio Grande do Sul, between the end of the XIX century and the first decades of the XX century. The main question this article aims to understand is how this educational experience took place, what were the main struggles, conflicts and defiance postures points adopted by this group in the local arena, in order to join and guarantee thei ...
This article aims to investigate the educational experience lived by black children’s, teen’s, man’s and women in the city of Santa Maria, in the countryside of Rio Grande do Sul, between the end of the XIX century and the first decades of the XX century. The main question this article aims to understand is how this educational experience took place, what were the main struggles, conflicts and defiance postures points adopted by this group in the local arena, in order to join and guarantee their participation in different educational environments. From a theorical perspective, we start using assumptions from the Social Historiography of Education and the overall study of post-abolitionism in Brazil. Method wise, this research was mainly made with the onomastic method, also applying quantitative and qualitative analysis. Therefore, the major sources used in this article were: newspapers written in the discussed period, civic and parochial entries, school admissions, laws and legal acts, photos, oral interviews and biographies. Based on this material, this article was able to identify black individual that fought, in different ways, for their participation in educational environments, such as formal schools, nightly courses, associations, orphanages and in the black press. This article links their trajectories, whenever possible, withing social spaces, working spaces and family spaces. Identifying how this experience pass through the their activities on education, associating whenever possible, with social and racial markers of race, genders, class and age group. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Coleções
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Ciências Humanas (7466)História (653)
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