Normas de associação semântica para 20 categorias e o procedimento Selective Reminding no desenvolvimento de um instrumento de avaliação da memória visuoverbal e de aprendizagem
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Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho apresenta normas associativas para 20 categorias semânticas, a relação das variáveis sociodemográficas idade, sexo, escolaridade e região brasileira de procedência, na produção de exemplares para as categorias e revisa o procedimento Selective Reminding, servindo de base para a construção de um instrumento de avaliação de memória e aprendizagem. Três estudos foram realizados para que o objetivo pudesse ser alcançado. O primeiro apresenta e discute o procedimento Selective Remindin ...
Este trabalho apresenta normas associativas para 20 categorias semânticas, a relação das variáveis sociodemográficas idade, sexo, escolaridade e região brasileira de procedência, na produção de exemplares para as categorias e revisa o procedimento Selective Reminding, servindo de base para a construção de um instrumento de avaliação de memória e aprendizagem. Três estudos foram realizados para que o objetivo pudesse ser alcançado. O primeiro apresenta e discute o procedimento Selective Reminding, as bases teóricas que o sustentam, forma e variações da aplicação, instrumentos que fazem uso do mesmo e sua utilização em estudos brasileiros. O segundo fornece normas de associação semântica para 20 categorias através de uma amostra de 236 participantes entre 40 e 88 anos, das cinco regiões brasileiras. A coleta foi realizada a partir da solicitação de cinco exemplares de cada categoria. São disponibilizadas as informações sobre os conceitos produzidos e suas frequências, tamanho da categoria, respostas corretas, em branco e erros, quando consideradas todas as cinco respostas ou somente a primeira. São apresentados em separado os conceitos comuns a todas as regiões brasileiras. O terceiro avaliou associações de frequência de produção de conceitos em cada categoria de acordo com idade, sexo, escolaridade e região brasileira através do banco de dados do estudo anterior. Os conceitos que representaram 5% ou mais das respostas em cada categoria foram analisados de forma individual, enquanto que os demais foram agrupados em uma categoria denominada “outros”. Os resultados não apresentaram diferenças significativas de associação para a maioria das categorias e dos conceitos para as variáveis sociodemográficas estudadas. Assim, compreende-se a importância de construção e utilização de normas nacionais em instrumentos de avaliação psicológica, levando em consideração características da população a ser avaliada. ...
Abstract
This research presents associative norms for 20 semantic categories, the relationship between sociodemographic variables (age, gender, education and Brazilian region) and semantic categorical association and reviews the Selective Reminding procedure, serving as a basis for developing a test to evaluate memory and learning. Three studies were conducted. The first one presents and discusses the Selective Reminding procedure, its theoretical background, application form and variations, use in test ...
This research presents associative norms for 20 semantic categories, the relationship between sociodemographic variables (age, gender, education and Brazilian region) and semantic categorical association and reviews the Selective Reminding procedure, serving as a basis for developing a test to evaluate memory and learning. Three studies were conducted. The first one presents and discusses the Selective Reminding procedure, its theoretical background, application form and variations, use in tests and use in Brazilian studies. The second one provides semantic association norms for 20 categories across a sample of 236 respondents from 40 to 88 years old, from five Brazilian regions. Subjects were instructed to generate five words from each category. This paper provides information about the concepts produced and their frequency, category set size, correct responses, blank responses and errors, when considered all five answers or only the first. Common concepts to all Brazilian regions are presented separately. The third study evaluated associations of frequency of concept production from each category according to age, gender, education and Brazilian region, using the database of the previous study. The concepts which represented 5% or more responses in each category were individually analyzed, while the rest of responses were grouped into a category called "other." The results showed no significant differences in association for most categories and concepts for sociodemographic variables studied. This data shows the importance to use national norms in psychological assessment instruments, considering population characteristics. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Pós-Graduação em Psicologia.
Coleções
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Ciências Humanas (7466)Psicologia (695)
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