As arquiteturas pedagógicas, projetos de aprendizagem, e as possibilidades de (re)construção de novas práticas
dc.contributor.advisor | Aragón, Rosane | pt_BR |
dc.contributor.author | Millan, Gerson Luiz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-26T03:35:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/264019 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa objetivou investigar de que forma as arquiteturas pedagógicas, projetos de aprendizagem, vivenciadas em um curso a distância, foram compreendidas e reconstruídas pelas alunas-professoras durante o estágio curricular obrigatório. Para atender ao objetivo proposto, o estudo foi realizado em uma abordagem qualitativa, fundamentada nos pressupostos piagetianos da tomada de consciência. Foi realizado com cinco sujeitos alunas-professoras do curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a distância (PEAD). Os dados foram produzidos a partir da leitura dos Trabalhos de Conclusão de Curso, dos relatórios de estágios, das publicações na ferramenta eletrônica Blog, considerando os registros publicados nos ambientes e espaços virtuais explorados ao longo do curso, como recursos pedagógicos, bem como o instrumento de entrevista. Para análise dos dados foram elaborados níveis evolutivos fundamentados na teoria piagetiana da Tomada de Consciência que subsidiou a busca e construção de duas categorias: (i) Compreensão das Arquiteturas Pedagógicas vivenciadas pelas alunas-professoras durante o curso e (ii) Práticas de Arquiteturas Pedagógicas reconstruídas pelas alunas-professoras no estágio de docência a partir do que vivenciaram no curso. A estruturação e a elaboração dos dados foram realizadas com o uso do software NVivo. Os resultados evidenciaram que a tomada de consciência sobre as concepções de arquiteturas pedagógicas, projetos de aprendizagem, construídas pelas alunas-professoras no PEAD possibilita compreensões de práticas pedagógicas e a sua adequação no estágio supervisionado de docência. A contribuição desta investigação pode implicar em mudanças quanto ao uso das arquiteturas pedagógicas para a construção do conhecimento, bem como colaborar para a qualificação do debate sobre a importância desta concepção para a educação. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research aimed to investigate how the pedagogical architectures, learn-ing projects, experienced in a distance course, were understood and reconstructed by the student-teachers during the compulsory curricular internship. To meet the pro-posed objective, the study was carried out using a qualitative approach, based on the Piagetian assumptions of awareness. It was carried out with five subject student-teachers of the Degree in Pedagogy in Distance Mode (PEAD). The data were pro-duced from the reading of Course Completion Works, internship reports, publications in the electronic tool Blog, considering the records published in environments and virtual spaces explored throughout the course, as pedagogical resources, as well as the instrument of interview. For data analysis, evolutionary levels were elaborated based on Piaget's theory of Awareness, which supported the search and construction of two categories: (i) Understanding of Pedagogical Architectures experienced by student-teachers during the course and (ii) Practices of reconstructed Pedagogical Architectures by the student-teachers in the teaching internship based on what they experienced in the course. The structuring and elaboration of the data were carried out using the NVivo software. The results showed that the awareness of the concep-tions of pedagogical architectures, learning projects, built by the PEAD student-teachers enables understanding of pedagogical practices and their adequacy in the supervised teaching internship. The contribution of this investigation may imply changes in the use of pedagogical architectures for the construction of knowledge, as well as collaborating to qualify the debate on the importance of this conception for education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pedagogical architectures | en |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Learning projects | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Tomada de consciência | pt_BR |
dc.subject | Awareness | en |
dc.subject | Distance education | en |
dc.subject | Digital technologies | en |
dc.title | As arquiteturas pedagógicas, projetos de aprendizagem, e as possibilidades de (re)construção de novas práticas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001175669 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7466)Educação (2499)