Modelos de colaboração social em projetos de Ciência Cidadã: o panorama de seis países ibero-americanos
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Sobre a oferta de capacitação para os cidadãos cientistas, 65% dos projetos oferecem algum tipo de instrução aos cidadãos cientistas. Foram encontradas algumas formas inovadoras de promover a formação dos cidadãos cientistas, o que reforça o caráter de inovação social aberta inerente à Ciência Cidadã. Por fim, propõe-se um conjunto de recomendações direcionadas para os projetos de Ciência Cidadã ibero-americanos com a finalidade de auxiliar na promoção da ampla participação da sociedade. O trab ...
Sobre a oferta de capacitação para os cidadãos cientistas, 65% dos projetos oferecem algum tipo de instrução aos cidadãos cientistas. Foram encontradas algumas formas inovadoras de promover a formação dos cidadãos cientistas, o que reforça o caráter de inovação social aberta inerente à Ciência Cidadã. Por fim, propõe-se um conjunto de recomendações direcionadas para os projetos de Ciência Cidadã ibero-americanos com a finalidade de auxiliar na promoção da ampla participação da sociedade. O trabalho investiga a Ciência Cidadã no contexto ibero-americano por meio da análise de diretórios, denominados de plataformas de Ciência Cidadã. Objetiva-se analisar os projetos de Ciência Cidadã registrados, o que inclui as áreas do conhecimento em que se inserem e o nível de abertura propiciado por eles com base na disponibilização dos dados científicos e publicações em acesso aberto. Busca-se compreender de que forma eles possibilitam a participação dos cidadãos cientistas em suas ações, de acordo com os postulados do documento Dez Princípios em Ciência Cidadã, da European Citizen Science Association (2015) e dos pilares da Ciência Aberta definidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação e a Cultura (2022), para assim delinear um guia norteador para as iniciativas de Ciência Cidadã. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa e exploratória, com abordagem bibliográfica e documental realizada a partir do mapeamento das plataformas digitais nacionais em órgãos oficiais de Ciência e Tecnologia dos 23 países que formam o cenário ibero-americano para acessar os projetos cadastrados e que dispõem de site institucional para a coleta de informações deste estudo. Obteve-se a localização de plataformas digitais nacionais em Ciência Cidadã de cinco países. Localizou-se um total de 328 projetos e destes, os 141 que dispunham de site fizeram parte do corpus desta pesquisa. A área do conhecimento que conta com mais projetos é a das Ciências Biológicas e afins em conjunto com Meio Ambiente. Uma pequena parcela dos projetos disponibiliza suas publicações em acesso aberto e pouco mais da metade fornece os dados científicos na modalidade aberta. Com relação à participação social, destacam-se os projetos do tipo contributivos, em que os cidadãos atuam de modo pontual na coleta de dados científicos sem envolvimento em outras etapas da pesquisa. ...
Abstract
Regarding the provision of training for citizen scientists, 65% of the projects offer some type of instruction to citizen scientists. Some innovative ways of promoting the training of citizen scientists were found, which reinforces the character of open social innovation inherent in Citizen Science. Finally, a set of recommendations is proposed for Ibero-American citizen science projects to help promote broad societal participation. This work investigates Citizen Science in the Ibero-American c ...
Regarding the provision of training for citizen scientists, 65% of the projects offer some type of instruction to citizen scientists. Some innovative ways of promoting the training of citizen scientists were found, which reinforces the character of open social innovation inherent in Citizen Science. Finally, a set of recommendations is proposed for Ibero-American citizen science projects to help promote broad societal participation. This work investigates Citizen Science in the Ibero-American context through the analysis of directories, called Citizen Science platforms. The objective is to analyze the registered Citizen Science projects, which includes the areas of knowledge in which they are inserted and the level of openness provided by them based on the availability of scientific data and publications in open access. We seek to understand how they enable the participation of citizen scientists in their actions, according to the postulates of the Ten Principles in Citizen Science document of the European Citizen Science Association (2015) and the pillars of Open Science defined by the United Nations Educational and Cultural Organization (2022), in order to outline a guiding guide for Citizen Science initiatives. This is a qualitative-quantitative and exploratory research, with a bibliographic and documentary approach carried out from the mapping of national digital platforms in official Science and Technology bodies of the 23 countries that make up the Ibero- American scenario to access the registered projects and that have an institutional website for the collection of information for this study. The location of national digital platforms in Citizen Science from five countries was obtained. A total of 328 projects were located and of these, the 141 that had a website were part of the corpus of this research. The area of knowledge with the highest number of projects is Biological Sciences and related areas, together with Environment. A small number of projects make their publications available in open access and just over half provide scientific data in open mode. Regarding social participation, contributory projects stand out, in which citizens act in a specific way in the collection of scientific data without involvement in other stages of the research. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6070)
Este item está licenciado na Creative Commons License