Intenção de compra de produtos alimentícios a base ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Miller) : desvendando tendências de consumo
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Data
2023Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
É estimado que a população mundial cresça de 7,7 bilhões atualmente para 9,7 bi. em 2050, somado a esse cenário há a necessidade de abastecer as demandas alimentares dessa população em crescimento, o que reforça a urgência de novas investigações quanto a produção sustentável de alimentos. Os mercados convencionais de larga escala são caracterizados pelo uso intensivo de insumos e pela monocultura, essa agricultura direcionada a uma quantidade reduzida de espécies de plantas dificulta a produção ...
É estimado que a população mundial cresça de 7,7 bilhões atualmente para 9,7 bi. em 2050, somado a esse cenário há a necessidade de abastecer as demandas alimentares dessa população em crescimento, o que reforça a urgência de novas investigações quanto a produção sustentável de alimentos. Os mercados convencionais de larga escala são caracterizados pelo uso intensivo de insumos e pela monocultura, essa agricultura direcionada a uma quantidade reduzida de espécies de plantas dificulta a produção, comercialização e diversidade no consumo de alimentos, levando a perdas da biodiversidade. Isso expõe a premissa em atingir metas de produção sustentável de alimentos, que é uma das pautas da agenda 2030 da ONU. Pensando nisso, a Biodiversidade Brasileira (BB) apresenta potencial para o desenvolvimento de novos produtos alimentícios e pode ser uma plataforma de experiências para o consumidor que busca por produtos diferenciados. As mudanças comportamentais e de estilo de vida dos consumidores dão origem a novas tendências de consumo, e nesse caso, os atributos relacionados a saudabilidade e a sustentabilidade vêm ganhando evidência entre os consumidores ao destacarem a proteção ao meio ambiente e o respeito aos recursos naturais. A Pereskia aculeata Miller é uma planta alimentícia conhecida popularmente como Ora-pro- nóbis que pode ser encontrada em inúmeras regiões do Brasil. Está cactácea apresenta potencial para desenvolver novos produtos alimentícios de sucesso, porém é fundamental investigar as correlações que envolvem os processos de escolha e observar mais a fundo as percepções dos consumidores. E para compreender a intenção de compra requer uma visão de estudo multidisciplinar, nesse recorte a Teoria do Comportamento Planejado (TCP) pode fornecer a luz para análises dessa complexidade. Assim questiona-se, os fatores sociopsicológicos podem influenciar a intenção de compra de produtos alimentícios desenvolvido a base de Ora-pro- nóbis e os atributos de saudabilidade e sustentabilidade desses produtos podem influenciar na atitude de potenciais consumidores? Portanto o objetivo desta pesquisa foi identificar a influência dos fatores atitude, normas subjetivas e controle comportamental percebido na intenção de compra de produtos alimentícios desenvolvido a base de Ora-pro-nóbis; identificar a influência dos atributos de saudabilidade e sustentabilidade desses produtos na atitude de potenciais consumidores; e descrever o perfil da amostra dos potenciais consumidores pesquisados. Para isso foi desenvolvido um questionário de pesquisa, aplicado de forma on- line. Os dados coletados no questionário foram submetidos a análise estatística de Modelagem de Equações Estruturais com Mínimos Quadrados Parciais, para testar os efeitos do modelo conceitual proposto. A pesquisa contou com a colaboração de 198 participantes. Os resultados mostraram que dentre todos os fatores derivados da TCP a atitude apresentou a maior relevância para a intenção de compra e os benefícios percebidos de saudabilidade e sustentabilidade são fortes preditores para estimular a atitude do consumidor. Afirmamos que é fundamental o avanço do sistema agroindustrial para uma estrutura que apoie o desenvolvimento da cadeia de produção da Ora-pro-nóbis de forma sustentável com empreendedorismo e diversidade de alimentos para o mercado, buscando atingir níveis mais elevados de produtividade das economias por meio da diversificação. ...
Abstract
The world's population is estimated to grow from 7.7 billion currently to 9.7 billion. in 2050, in addition to this scenario, there is the need to meet the food demands of this growing population, which reinforces the urgency of further investigations regarding sustainable food production. Large-scale conventional markets are characterized by the intensive use of inputs and monoculture, this agriculture aimed at a reduced number of plant species makes production, commercialization and diversity ...
The world's population is estimated to grow from 7.7 billion currently to 9.7 billion. in 2050, in addition to this scenario, there is the need to meet the food demands of this growing population, which reinforces the urgency of further investigations regarding sustainable food production. Large-scale conventional markets are characterized by the intensive use of inputs and monoculture, this agriculture aimed at a reduced number of plant species makes production, commercialization and diversity in food consumption difficult, leading to biodiversity losses. This exposes the premise of achieving sustainable food production goals, which is one of the guidelines of the UN's 2030 agenda. With that in mind, Brazilian Biodiversity (BB) has potential for the development of new food products and can be an experience platform for consumers looking for differentiated products. Consumers' behavioral and lifestyle changes give rise to new consumption trends, and in this case, attributes related to healthiness and sustainability have been gaining evidence among consumers by highlighting protection of the environment and respect for natural resources. Pereskia aculeata Miller is a food plant popularly known as Ora-pro-nobis that can be found in many regions of Brazil. This cactus has the potential to develop new successful food products, but it is essential to investigate the correlations that involve the choice processes and to look deeper into consumer perceptions. And to understand the purchase intention requires a multidisciplinary study view, in this context the Theory of Planned Behavior (TPB) can provide light for analyzes of this complexity. So the question is, can sociopsychological factors influence the purchase intention of food products developed based on Ora-pro-nobis and can the health and sustainability attributes of these products influence the attitude of potential consumers? Therefore, the objective of this research was to identify the influence of the factors attitude, subjective norms and perceived behavioral control in the purchase intention of food products developed based on Ora-pro-nobis; identify the influence of the healthiness and sustainability attributes of these products on the attitude of potential consumers; and describe the profile of the sample of potential consumers surveyed. For this, a research questionnaire was developed and applied online. The data collected in the questionnaire were submitted to statistical analysis of Structural Equation Modeling with Partial Least Squares, to test the effects of the proposed conceptual model. The research had the collaboration of 198 participants. The results showed that, among all the factors derived from the TCP, attitude was the most relevant for purchase intention and the perceived benefits of healthiness and sustainability are strong predictors of stimulating consumer attitude. We affirm that it is fundamental to advance the agro-industrial system towards a structure that supports the development of the Ora-pro-nobis production chain in a sustainable way with entrepreneurship and diversity of food for the market, seeking to reach higher levels of productivity of the economies through of diversification. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios. Programa de Pós-Graduação em Agronegócios.
Coleções
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