Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorIcle, Gilbertopt_BR
dc.contributor.authorHaas, Martapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-01T03:28:02Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258720pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa, realizada em convênio de cotutela entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) e a Université Paris Nanterre (França), tem como objetivo principal investigar como a performance pode contribuir na transmissão da memória traumática relacionada à violência de Estado no contexto escolar. Para tanto, foram realizadas experiências performáticas com estudantes da rede pública de ensino de Porto Alegre, Brasil. Apresenta-se a ideia de que a performance funciona como um ato de transferência, o que transmite conhecimento e memória por meio da repetição de conduta. Isso permite o entendimento de como a performance, na sua relação com o testemunho de um evento traumático, pode tornar a experiência de dor em algo coletivo e partilhado. Inicialmente, é realizada uma revisão bibliográfica, por meio da qual se busca apropriar dos conceitos utilizados sob a perspectiva dos Estudos da Performance e do Trauma. Para examinar os experimentos realizados na escola, utiliza-se como lente metodológica a própria Performance em sua intersecção com a Educação. Discute-se tal abordagem preconizando o corpo como um meio de aprendizagem coletiva. Essa análise mostra que, no contexto de uma pedagogia da memória baseada no testemunho, sentir e ouvir o silêncio das vítimas que já não podem falar é fundamental. Conclui-se que as imagens das memórias de violência, incorporadas pelos próprios estudantes, permitem perceber um roteiro de violência comum. Realizar uma ação performática que reencarna a sala de aula na rua permite imaginar novas formas de agir no mundo. Em meio às disputas sobre o passado, as performances de uma memória insurgente, que geram empatia com os vencidos, possuem uma função pedagógica e reparadora, sintetizada na ideia de educar para que não se repita. Esta investigação demonstra que a reparação da violência praticada pelo Estado pode advir de uma pedagogia performativa da memória, na medida em que reconhece e desnaturaliza a violência incorporada, engendra um sentido de responsabilidade coletiva, reencarna e reatualiza a memória, assim como a partir da imaginação, vislumbra um futuro diferente.pt_BR
dc.description.abstractThis research, carried out in the framework of a co-supervision agreement between the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brazil) and the Université Paris Nanterre (France), aims to investigate how performance can contribute to the transmission of traumatic memory related to state violence in the school context. For this purpose, performatic experiences were carried out with students from the public school system of Porto Alegre, Brazil. It is presented the idea that performance functions as an act of transference, which transmits knowledge and memory through the repetition of behaviors. This allows us to understand how performance, in its relation to the testimony of a traumatic event, can turn the experience of pain into something collective and shared. Initially, a literature review is conducted, seeking to appropriate the concepts used from the perspective of Performance and Trauma Studies. In order to examine the experiments carried out at school, Performance itself is used as a methodological lens in its intersection with Education. Such an approach is discussed by defending the body as a means of collective learning. This analysis shows that in the context of a pedagogy of memory based on testimony, feeling and listening to the silence of the victims who can no longer speak is fundamental. It is concluded that the images of the memories of violence, embodied by the students themselves, allow us to perceive a common script of violence. Do a performatic action that reincarnates the classroom in the street makes it possible to imagine new ways of acting in the world. In the midst of disputes about the past, the performances of an insurgent memory, which generate empathy with the defeated, have a pedagogical and reparatory function, synthesized in the idea of educating so that it will not be repeated. This research demonstrates that the reparation of state violence can come through a performative pedagogy of memory, as it recognizes and denaturalizes the violence incarnated, engenders a sense of collective responsibility, reincarnates and reactivates memory, and points to a different future through imagination.en
dc.description.abstractCette recherche, menée dans le cadre d’une convention de cotutelle entre l’Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brésil) et l’Université Paris Nanterre (France), a pour objectif principal d’étudier comment, en milieu scolaire, la performance peut contribuer à la transmission de la mémoire traumatique liée à la violence d’État. À cette fin, des expériences artistiques ont été réalisées avec la participation d’élèves d’établissements publiques de Porto Alegre, au Brésil. La recherche présente l’idée que la performance est comme un acte de transfert, qui transmet la connaissance et la mémoire par la répétition d’un comportement. Cela permet de comprendre comment, dans son rapport au témoignage d’un événement traumatisant, elle peut transformer une expérience douloureuse en quelque chose de collectif et partagé. Dans un premier temps, une révision bibliographique est réalisée, cherchant à s’approprier les concepts utilisés dans la perspective des Performance studies et des études des traumatismes. La perspective méthodologique utilisée dans l’étude des expériences menées dans le cadre scolaire est celle de la Performance dans son croisement avec l’Éducation. Cette approche est adoptée en proposant le corps comme moyen d’apprentissage collectif. L’analyse montre que, dans le cadre d’une pédagogie mémorielle basée sur le témoignage, il est fondamental de ressentir et d’être à l’écoute du silence des victimes qui ne sont plus là pour parler. On arrive à la conclusion que les images de souvenirs de violence, incorporées par les élèves, permettent de remarquer un scénario commun de violence. Participer à une performance qui reprend dans la rue l’expérience étudiée en classe permet d’imaginer de nouvelles manières d’agir dans le monde. Au milieu de conflits sur le passé, les performances d’une mémoire insurgée, qui génèrent de l’empathie avec les vaincus, ont une fonction pédagogique et réparatrice, synthétisée dans l’idée d’éduquer pour que cette violence ne se reproduise plus. Cette recherche démontre que la violence pratiquée par l’État peut être réparée aussi par une pédagogie performative de la mémoire, dans la mesure où elle reconnaît et met hors de la normalité la violence incorporée, engendre un sens de la responsabilité collective, réincarne et réactualise la mémoire, ainsi qu’elle pointe vers une perspective d’avenir différente à partir de l’imagination.fr
dc.description.abstractEsta investigación, realizada en el marco de un convenio de co-tutela entre la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (Brasil) y la Université Paris Nanterre (Francia), tiene como objetivo investigar cómo la performance puede contribuir a la transmisión de la memoria traumática relacionada con la violencia estatal en el contexto escolar. Para ello, se llevaron a cabo experiencias performáticas con estudiantes del sistema escolar público de Porto Alegre (Brasil). Se presenta la idea de que la performance funciona como un acto de transferencia, que transmite conocimiento y memoria a través de la repetición de conductas. Esto permite comprender cómo la performance, en su relación con el testimonio de un evento traumático, puede convertir la experiencia de dolor en algo colectivo y compartido. Inicialmente, se realiza una revisión bibliográfica, buscando apropiarse de los conceptos utilizados desde la perspectiva de los Estudios de Performance y Trauma. Para examinar los experimentos realizados en la escuela, se utiliza como lente metodológica la propia Performance en su intersección con la Educación. Tal abordaje es discutido defendiendo el cuerpo como medio de aprendizaje colectivo. Este análisis muestra que, en el contexto de una pedagogía de la memoria basada en el testimonio, sentir y escuchar el silencio de las víctimas que ya no pueden hablar es fundamental. Se concluye que las imágenes de las memorias de la violencia, encarnadas por los propios alumnos, permiten percibir un guión común de la violencia. Realizar una acción performática que reencarna el aula en la calle permite imaginar nuevas formas de actuar en el mundo. En medio de las disputas sobre el pasado, las performances de una memoria insurgente, que generan empatía con los vencidos, tienen una función pedagógica y reparadora, sintetizada en la idea de educar para que no se repita. Esta investigación demuestra que la reparación de la violencia estatal puede venir a través de una pedagogía performativa de la memoria, ya que reconoce y desnaturaliza la violencia encarnada, engendra un sentido de responsabilidad colectiva, reencarna y reactualiza la memoria, y apunta a un futuro diferente a través de la imaginación.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTraumatic memoryen
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectState violenceen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPerformative pedagogyen
dc.subjectPedagogy of memoryen
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectTestimonyen
dc.subjectMémoire traumatiquefr
dc.subjectViolence d’Étatfr
dc.subjectPédagogie performativefr
dc.subjectPédagogie mémoriellefr
dc.subjectPerformancefr
dc.subjectTémoignagefr
dc.subjectMemoria traumáticaes
dc.subjectViolencia de Estadoes
dc.subjectPedagogía performativaes
dc.subjectPedagogía de la memoriaes
dc.subjectPerformancees
dc.subjectTestimonioes
dc.titlePor uma pedagogia performativa da memória : performance e testemunho sobre violência de Estado na escolapt_BR
dc.title.alternativePour une pédagogie performative de la mémoire : performance et témoignage sur la violence d’État à l’écolefr
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001168091pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples