Concordância entre valores de uma equipe de estudos sociais e seus grupos de alunos
dc.contributor.advisor | Marques, Juracy Cunegatto | pt_BR |
dc.contributor.author | Louro, Guacira Lopes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T03:59:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1976 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257700 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa o ambiente de sala de aula dentro do contexto psico-social, destacando professor e alunos como individualidades com valores próprios. Baseia-se na idéia de que Valores se constituem numa variável significativa no processo ensino-aprendizagem e qualquer assunto e de modo muito especial em Estudos Sociais, uma vez que esta área apresenta entre seus objetivos o desenvolvimento de valores, sendo farta a bibliografia que sugere metodologia de ensino própria para o alcance deste objetivo. O estudo desenvolve-se em cinco classes de 1º grau (6ª, 7ª e 8ª séries) de uma escola particular, analisando cada grupo de alunos (denominado Unidade de Investigação) em relação a um de seus professores de Estudos Sociais. Apoia-se nas hipóteses de que alunos com maior rendimento na aprendizagem concordam em maior número de valores com o professor e o apreciam mais do que os alunos de menor rendimento; e ainda que os professores com maior concordância em valores com seus colegas de equipe são os mais apreciados por estes colegas. Utiliza como instrumentos uma Escala de Valores, dois questionários de interesses (para o professor e para os alunos), e uma Escala de Avaliação do Professor. Resultados significativos confirmaram as hipóteses que se referiam aos alunos, em duas das cinco Unidades de Investigação. Não foi encontrada correlação entre professores com maior concordância em valores com seus colegas e professores mais apreciados por estes colegas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The psychosocial context of the classroom setting was analysed studying teacher and pupil as individuals with their own values. Concern appeared to demand that values are a significant variable in the learning process, specially in the Social Studies contents. Among the objectives of Social Studies, there is the development of values which has a strong support in the literature as far as the teaching methodologies to reach this objective. To determine whether best achieving pupil values agree with those which teachers identified for themselves, pupils and teachers in a junior high school were asked to respond to a Scale of Values, two Interest Questionnaires, and to a Teacher Evaluation Scale. The values of the best achieving students agree with those of the teachers in two of the five classes being investigated. Also these same students show best appreciation of the teacher than the pupils of less achievement. It was found no correlation between similarity of values among themselves. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Psicologia da educação | pt_BR |
dc.subject | Valores | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Estudos sociais | pt_BR |
dc.title | Concordância entre valores de uma equipe de estudos sociais e seus grupos de alunos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000157752 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Curso de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 1976 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7466)Educação (2499)