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dc.contributor.advisorFeldens, Maria das Graças Furtadopt_BR
dc.contributor.authorWortmann, Maria Lúcia Castagnapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-22T03:25:32Zpt_BR
dc.date.issued1979pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256236pt_BR
dc.description.abstractO objetivo principal desta pesquisa foi descrever os procedimentos de questionamento oral e escrito manifestados por professores e alunos de 1 a série do 2o grau, quando as atividades desenvolvidas enfocavam ou não o questionamento. Procurou-se também levantar as modificações que ocorreram em elas se quando um dos professores foi submetido a treinamento na habilidade de questionar e planejou as atividades em função de um "esquema geral de procedimentos de questionamento". A pesquisa envolveu dois professores de Biologia/Química e 45 alunos distribuídos em dois grupos. Utilizou procedimentos oriundos do método de ''Estudo de Caso'' e da ''Análise do Conteúdo'' e desenvolveu-se em três etapas fundamentais: caracterização dos sujeitos, treinamento de um dos professores envolvidos no estudo e implementação dos procedimentos de questionamento. Os dados foram coletados através do registro feito em observações sistemáticas das aulas e analise dos tipos de questões que integravam os trabalhos e testes. Analisaram-se também os resultados alcançados pelos alunos em verificações de aprendizagem. A análise estatística incluiu o computo de frequências e percentuais dos tipos de perguntas e respostas dos professores e aluno das duas situações, bem como do tempo de duração das pausas. A análise inferencial propiciou o estabelecimento das semelhanças e diferenças existentes entre os procedimentos manifestados nas duas situações. Observou-se que, enquanto em situações não estruturadas em função de questionamento predominaram as perguntas do tipo "cognição-memória" sobre as demais, na situação centrada no questionamento onde atuou um professor treinado na habilidade de questionar, o procedimento mais frequente foi "respostas dos alunos" e ocorreu maior diversidade de "tipos" de perguntas da professora e dos alunos. Constatou-se também que o professor que recebeu treinamento modificou seus procedimentos atendendo a orientações sugeridas durante o desenvolvimento de seu treinamento na habilidade em estudo.pt_BR
dc.description.abstractThe main goal of this research was to describe the oral and written questioning procedures manifested by Senior High School teachers and pupils, considering whether the activities developed had their focus on questioning or not. There was also a second of the chances occurred in the where the teachers had received training on the questioning competency and planned the activíties according to a "general scheme of questioning procedures". The research involved two teachers of Biology and Chemistry and 45 pupils divided unto two groups. Procedures originated from the "case study" and "content analysis" methods were used, and the study was developed in three basic phases: the subjects' characterization; the training of one of the teachers, and the implementation of the questioning procedures. The data were collected through the records taken through systematic observations of classes and the analysis of the kinds of questions presented on papers and tests given by the teachers to their students. Pupils' performancein evaluation tests was also analyzed by tule researcher. The statistical analysis included the computation of the frequency and the percentage of the kinds of questions and answers manifested by the teachers and pupils in the two situations, as well as the duration of "Wait time". The inferential analysis used made it possible to identify similarities and differences between the procedures manifested in both situations. It was observed that in the situations not built up according to the questioning methods, questions of the “knowledge-memory” kind predominated over others, while, in the situation centered on questioning, where the teacher had received training on the questioning competency, the most frequent proceduare was "pupils’ answers" and many dífferent "kinds" of questiona from the teacher and from pupils occurred. It was also verified that the teacher who received training, changed his procedures, and followed the orientation suggested during his training on the competency under studyen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTécnicas de questionarpt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.titleDesempenho de professores e alunos quanto a habilidade de questionar, em duas situações de ensino-aprendizagem : um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000161962pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1979pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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