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dc.contributor.advisorFerraro, Alceu Ravanellopt_BR
dc.contributor.authorAlbuquerque, Luiz Botelhopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-22T03:25:22Zpt_BR
dc.date.issued1980pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256226pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve dois objetivos: descrever a tendência do estado educacional da população piauiense, comparativamente aquele da população pernambucana e paulista, e verificar a possível existência de associação entre estrutura econômica de produção e estado educacional. O universo da pesquisa são os Estados do Piauí, Pernambuco e São Paulo. Os dados aqui utilizados são, principalmente, censitários, utilizando-se como fontes secundárias os anuários estatísticos do Brasil. Procedeu-se a uma análise teórica, na linha histórico-estrutural, tendente a verificar a associação entre estruturas de produção e estado educacional. Utilizaram-se gráficos e percentuais para a análise do grau de associação, bem coma para a descrição e comparação entre os estados educacionais. Concluiu-se que há uma estreita associação entre estrutura económica de produção e educação; que o estado educacional de uma determinada população, num determinado tempo, pode ser explicado a partir da estrutura de produção vigente naquele tempo e local e que as limitações e ineficiências do planejamento educacional podem ser em grande medida atribuídas ao desconhecimento das determinações estruturais da educação.pt_BR
dc.description.abstractThe present work has two objectives. The first one is to describe the educational state of the population of Piauí; the second one is to verify the possible existence of association between economic structure of production and the characteristics of that educational state. The universe of the research are the States of PíauÍ, Pernambuco and São Paulo. The data used here are directly taken from census or built up from them. By way of exception some data were compiled from Anuário Estatístico do Brasil. Graphs and percentages were used to analyse the grade of association of economical and educational variables as well as to describe and to compare the educational states of the populations of Piauí, Pernambuco and são Paulo. It was concluded that there is a strong association between the economical structure of production and the education, that the educational state of a given population can be explained based on the actual economical structure of production of a specific moment and that the main limitation of educational planning is due to the planners unknowing of the structural determinations of education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectDesigualdadept_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleEstrutura de produção e educação : um estudo sobre desigualdades regionais da educação no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000157515pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1980pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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