“Por cima dos ombros do teólogo”: variações sobre “Diários de campo de um teólogo às voltas com a questão indígena (1987-1993)”
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Data
2022Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente dissertação de mestrado é fruto de uma pesquisa documental centrada nos diários de um teólogo jesuíta, o Padre Francisco Taborda, escritos entre os anos de 1986 e 1993, período em que atuou como assessor teológico do Conselho Indigenista Missionário do Mato Grosso (CIMI/MT). A primeira parte do trabalho detém-se na dimensão textual dos diários, que se tratam – segundo o próprio autor – de um exercício de Teologia narrativa, entendida como um método teológico que ficou conhecido, prin ...
A presente dissertação de mestrado é fruto de uma pesquisa documental centrada nos diários de um teólogo jesuíta, o Padre Francisco Taborda, escritos entre os anos de 1986 e 1993, período em que atuou como assessor teológico do Conselho Indigenista Missionário do Mato Grosso (CIMI/MT). A primeira parte do trabalho detém-se na dimensão textual dos diários, que se tratam – segundo o próprio autor – de um exercício de Teologia narrativa, entendida como um método teológico que ficou conhecido, principalmente, no contexto da Teologia Latino-Americana das décadas de 1970 e 1980. A partir desse material, atentamos à “teologia missionária” que se faz presente nas reflexões do autor, e a seu papel na identidade do próprio CIMI. Interessa-nos, nesse sentido, atentar para as “linhagens” de um pensamento missionário que se tornam evidentes na medida em que os próprios atores (teólogos e/ou missionários do CIMI) reivindicam personagens e correntes de pensamento de diversos momentos da história da Igreja Católica – a modo de uma “tradição discursiva”, como proposto por Talal Asad. Alguns exemplos vão desde analogias com a questão dos judaizantes na Igreja primitiva e no Concílio de Jerusalém; os Padres da Igreja e suas adaptações e reinterpretações do pensamento filosófico helênico à luz da doutrina cristã; missionários do início da era moderna, como Bartolomé De Las Casas, considerado, talvez, o mais importante predecessor da causa indigenista, e Mateo Ricci, jesuíta atuante na China, precursor da inculturação, conceito-chave na atuação do CIMI. Tais reivindicações são usadas como exemplos e contraexemplos que legitimam, por assim dizer, a identidade católica da organização, ao mesmo tempo em que marca sua ruptura com as “teologias missionárias” católicas de tempos anteriores. Por fim, procuramos dar conta disso que pode ser entendido como uma teologia missionária secular presente na autoidentidade do CIMI, remetendo-nos aos recentes debates sobre secularismo na Antropologia, que têm se proposto repensar esse conceito a fim de aprofundar seus significados. ...
Abstract
The present thesis is based on documentary research centred around the diaries of a Jesuit theologian, Fr. Francisco Taborda, written between 1986 and 1993, in which period he worked as a theological advisor for the Mato Grosso regional unit of CIMI (Indigenist Missionary Council). Firstly, we look at the textual dimension of the diaries, which consist of – according to their author himself – an exercise on narrative theology. Such theological method was known mainly in the context of Latin-Ame ...
The present thesis is based on documentary research centred around the diaries of a Jesuit theologian, Fr. Francisco Taborda, written between 1986 and 1993, in which period he worked as a theological advisor for the Mato Grosso regional unit of CIMI (Indigenist Missionary Council). Firstly, we look at the textual dimension of the diaries, which consist of – according to their author himself – an exercise on narrative theology. Such theological method was known mainly in the context of Latin-American theology of the 1970s and 1980s. From this material, we draw our focus to the “missionary theology” present at the reflexions of the author, probing for his role in CIMI’s very identity. Thus, we search for “lineages” of a missionary thought which become evident when the actors themselves (CIMI’s theologians and/or missionaries) lay claim to characters and lines of thought from an array of moments in the history of the Catholic Church – in sum, to a “discursive tradition”, as proposed by Talal Asad. Some examples range from analogies related to the question of judaizers in the primitive Church and the Council of Jerusalem; the Church Fathers and their adaptations and re-readings of Hellenic philosophical thought in light of Christian doctrine; missionaries from Early Modern times, such as Bartolomé De Las Casas (reclaimed as perhaps the most important predecessors to the indigenist cause) and Mateo Ricci, Jesuit, missionary in China and presented as an early advocate of inculturation, a key-concept throughout CIMI’s action. Such claims are used as examples and counterexamples which give legitimacy to the organisation’s catholic identity, at the same time marking a break from catholic missionary theologies of old. We then explore what, as we argue, can be understood as a secular missionary theology present in CIMI’s self-identity. We do so in the wake of recent debates on secularism in Anthropology which have contributing to rethink that concept so as to amplify and deepen its meanings and our understandings of it. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.
Coleções
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Ciências Humanas (7496)Antropologia Social (474)
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