Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.contributor.authorSlodkowski, Bruna Kinpt_BR
dc.date.accessioned2022-12-23T04:54:08Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253089pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivoidentificar as contribuições da criação de filmes em stop motion por idosos para a construção da competência Autoria Digital. Nos últimos anos, os dados demográficos vêm se modificando em função do aumento de pessoas mais velhas no contexto brasileiro. Neste cenário, alguns idosos demonstram interesse em aprender a utilizar tecnologias digitais para criar conteúdos audiovisuais. Desse modo, uma possibilidade para construção dessas aprendizagens é por meio da participação em cursos de inclusão digital. Para tanto, entende-se que, ao produzir filmes, são necessárias competências digitais para atuar com as tecnologias. A metodologia adotada neste estudo caracteriza-se como qualitativa, de natureza aplicada, sendo exploratória do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizados dois tipos de instrumentos: questionários on-line e observação participante. Os sujeitos da pesquisa foram dois grupos. O primeiro foi composto por 31 idosos com idades entre 60 e 89 anos que já possuíam noções básicas de informática que participaram do curso CineSênior. O segundo foi constituído por 17 especialistas com idades entre 36 e 62 anos que validaram a competência mapeada. A partir da análise dos dados foi possível perceber que 85,3% dos idosos indicaram ter sido uma boa experiência e que a maior motivação para produção do filme com 35,3% foi de expressar as vivências pessoais na pandemia de COVID-19. As potencialidades de criar um filme em stop motion foram cinco: exercitar a criatividade, aprender algo novo, criar e contar uma história, autoconfiança e emoção. Entretanto, como desafios principais salientaram cinco: tirar fotos em stop motion, criar cenários e personagens, edição, movimentar os personagens e produção do roteiro. Portanto, foi possível mapear e validar uma nova competência específica: a de “Criar filmes utilizando a técnica de stop motion” que faz parte do conjunto da Autoria Digital. Logo, essa competência possibilitou entender os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que devem ser construídas pelo público mais velho em cursos de inclusão digital. Nesse contexto, acredita-se que cursos que tenham como foco a produção de filmes em stop motion, podem contribuir para uma perspectiva autoral e ativa dos idosos na sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aimed to identify possible contributions to the creation of stop motion films by the elderly for the construction of the Digital Authorship contest.In recent years, demographic data have been changing due to the increase in older person in the Brazilian context. In this scenario, some older adults show interest in learning to use digital technologies to create audiovisual content. Thus, one possibility for building these learnings is through participation in digital inclusion courses. Therefore, it is understood that, when producing films, digital skills are needed to work with the technologies. The methodology adopted in this study is characterized as qualitative, of an applied nature, being exploratory of the case study type. For data collection, two types of instruments were used: online questionnaires and participant observation. The research subjects were two groups. The first was composed of 31older person aged between 60 and 89 years old who already had basic computer skills who participated in the CineSênior course. The second consisted of 17 specialists aged between 36 and 62 years old who validated the mapped competence. From the data analysis, it was possible to notice that 85.3% of the elderly indicated that it was a good experience and that the greatest motivation for producing the film with 35.3% was to express their personal experiences in the COVID-19 pandemic. The potential of creating a stop motion film was five: exercising creativity, learning something new, creating and telling a story, self-confidence and emotion. However, as main challenges, five were highlighted: taking stop motion photos, creating scenarios and characters, editing, moving the characters and creating the script. Therefore, it was possible to map and validate a new specific competence: Create films using the stop motion technique that is part of the Digital Authorship set. Therefore, this competence made it possible to understand the Knowledge, Skills and Attitudes that must be built by the older public in digital inclusion. In this context, it is believed that courses that focus on the production of stop motion films can contribute to an authorial and active perspective of the older person in society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOlder personen
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectDigital authorshipen
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectQuality of lifeen
dc.subjectStop motionen
dc.titleAutoria digital : um foco na construção de filmes em stop motion por idosospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMachado, Letícia Sophia Rochapt_BR
dc.identifier.nrb001158000pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples