A interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas dos docentes-formadores dos cursos de licenciatura em educação do campo da área de Ciências da Natureza
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Nesta investigação tivemos como objetivo central compreender como as práticas pedagógicas dos docentes-formadores dos cursos de Licenciaturas em Educação do Campo de Ciências da Natureza do Rio Grande do Sul potencializam a perspectiva interdisciplinar na formação inicial de professores. Como problema de pesquisa destacamos: Como as práticas pedagógicas dos docentes-formadores dos cursos de LEdoC-CN do RS potencializam a perspectiva interdisciplinar na formação inicial de professores? Em relaçã ...
Nesta investigação tivemos como objetivo central compreender como as práticas pedagógicas dos docentes-formadores dos cursos de Licenciaturas em Educação do Campo de Ciências da Natureza do Rio Grande do Sul potencializam a perspectiva interdisciplinar na formação inicial de professores. Como problema de pesquisa destacamos: Como as práticas pedagógicas dos docentes-formadores dos cursos de LEdoC-CN do RS potencializam a perspectiva interdisciplinar na formação inicial de professores? Em relação aos pressupostos teóricos que fundamentam a pesquisa, centralizamos em autores e produções teóricas que têm se dedicado à discussão sobre a formação de professores, a interdisciplinaridade e as Licenciaturas em Educação do Campo da área de Ciências da Natureza. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa de estudo de caso múltiplo e foi desenvolvida em cinco cursos de LEdoC-CN do RS, de quatro IES federais. O estudo na busca de informações que contribuíssem na compreensão do fenômeno pesquisado coletamos dados por meio dos seguintes instrumentos: i) pesquisa bibliográfica; ii) análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos; e, iii) entrevista com os docentes-formadores. As entrevistas foram realizadas com vinte e um docentes-formadores/as dos cursos de LEdoC-CN, que tivessem formação na área de Ciências da Natureza, que trabalhassem componentes curriculares na área de Ciências da Natureza e/ou estágios supervisionados curriculares. No desenvolvimento da pesquisa elencamos as seguintes categorias finais: Compreensão dos elementos estruturantes do curso de LEdoC-CN: Interformação dos docentes-formadores; (Re) Significar a prática pedagógica dos docentes-formadores a partir do Curso de LEdoC-CN; Os espaços interdisciplinares no curso de LEdoC-CN que potencializam interdisciplinaridade na formação inicial de professores. Diante do exposto, defendemos na tese que os docentes-formadores dos cursos de LEdoC-CN desenvolve atividades e ações interdisciplinares que potencializam a perspectiva interdisciplinar na formação inicial de professores nos levando a constatar que o trabalho coletivo e a docência compartilhada possibilitam o diálogo, as trocas de saberes e aprendizagem entre os docentes formadores com possibilidade de materializar essa formação. Do mesmo modo, verificamos que a parceria vivenciada no curso entre seus pares – docente formador, discentes e comunidades – possibilita que as práticas pedagógicas dos docentes-formadores sejam ressignificadas constantemente pautado pelos saberes dos docentes e por consequência sua identidade profissional. ...
Abstract
The main objective of this investigation was to understand how the pedagogical practices of the teacher-trainers of the Degrees in Education in the Field of Natural Sciences in Rio Grande do Sul potentiate the interdisciplinary perspective in the initial training of teachers. As a research problem, we highlight: How do the pedagogical practices of the teachers-trainers of the LEdoC-CN courses in RS enhance the interdisciplinary perspective in the initial training of teachers? Regarding the theo ...
The main objective of this investigation was to understand how the pedagogical practices of the teacher-trainers of the Degrees in Education in the Field of Natural Sciences in Rio Grande do Sul potentiate the interdisciplinary perspective in the initial training of teachers. As a research problem, we highlight: How do the pedagogical practices of the teachers-trainers of the LEdoC-CN courses in RS enhance the interdisciplinary perspective in the initial training of teachers? Regarding the theoretical assumptions that underlie the research, we focus on authors and theoretical productions that have been dedicated to the discussion on teacher training, interdisciplinarity and Degrees in Education in the Field of Natural Sciences. The research had a qualitative approach of multiple case study and was developed in five courses of LEdoC-CN of RS, of four federal HEIs. The study in the search for information that would contribute to the understanding of the researched phenomenon, we collected data through the following instruments: i) bibliographic research; ii) document analysis of the Pedagogical Political Projects; and, iii) interview with the teacher-trainers. The interviews were carried out with twenty-one teacher-trainers of the LEdoC-CN courses, who had training in the area of Natural Sciences, who worked on curricular components in the area of Natural Sciences and/or supervised curricular internships. In the development of the research, we listed the following final categories: Understanding of the structuring elements of the LEdoC-CN course: Inter-training of professors-trainers; (Re) Meaning the pedagogical practice of the teacher-trainers from the LEdoC-CN Course; The interdisciplinary spaces in the LEdoC-CN course that enhance interdisciplinarity in the initial training of teachers. In view of the above, we defend in the thesis that the teacher-trainers of the LEdoC-CN courses develop interdisciplinary activities and actions that enhance the interdisciplinary perspective in the initial training of teachers, leading us to verify that collective work and shared teaching enable dialogue, exchanges of knowledge and learning among the training teachers with the possibility of materializing this training. In the same way, we verified that the partnership experienced in the course between their peers – teacher trainer, students and communities – enables the pedagogical practices of teacher trainers to be constantly re-signified, guided by the knowledge of teachers and, consequently, their professional identity. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
-
Multidisciplinar (2564)
Este item está licenciado na Creative Commons License