Construção de ilhas interdisciplinares de racionalidade sobre agroecologia : contribuições para o ensino de ciências
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
As metodologias de ensino são essenciais, pois, através delas, conseguimos desenvolver propostas didáticas para trabalhar interdisciplinarmente nas aulas de ciências. O tema Agroecologia pode, assim, expandir até a comunidade, criando uma construção de relações. Os impactos ambientais gerados pela agricultura convencional que conhecemos são incalculáveis e, de encontro a isso, vem a Agroecologia, uma agricultura na natureza sem sistemas artificiais criados pelo ser humano, que impactam diretame ...
As metodologias de ensino são essenciais, pois, através delas, conseguimos desenvolver propostas didáticas para trabalhar interdisciplinarmente nas aulas de ciências. O tema Agroecologia pode, assim, expandir até a comunidade, criando uma construção de relações. Os impactos ambientais gerados pela agricultura convencional que conhecemos são incalculáveis e, de encontro a isso, vem a Agroecologia, uma agricultura na natureza sem sistemas artificiais criados pelo ser humano, que impactam diretamente no cotidiano de todos, poluição de rios, solo, desmatamento acelerado, geração de incontroláveis queimadas em área de mata para plantação de commodities e criação de gado de corte. A presente pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, buscando analisar as contribuições da metodologia proposta por Gérard Fourez, Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade no ensino de Ciências da Natureza, com enfoque na Agroecologia. A realização será nas turmas de 7º ano em uma escola de Ensino Fundamental do município de Gravataí do estado do Rio Grande do Sul. O percurso metodológico utilizado nesta pesquisa seguiu as etapas de construção de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade, metodologia de Gérard Fourez: Iniciando pela Etapa Zero, será efetuada uma pesquisa bibliográfica para a construção do estado da arte e o referencial teórico dos seguintes descritores: Ilhas Interdisciplinares e a Agroecologia, Ensino de Ciências e a Agroecologia, Ilhas Interdisciplinares, o ensino de Ciências e a Agroecologia. Na etapa um, será aplicado um questionário semiestruturado para a coleta de dados sobre o que os alunos compreendem sobre “Agroecologia”. Na segunda etapa, uma breve análise sobre o conteúdo coletado na etapa um. Na etapa três, criação do projeto como os alunos. Na etapa quatro, palestra com convidados técnicos e convidados e, na Etapa cinco, realizar uma análise parcial de tudo o que já foi realizado. Essa etapa representa a primeira abertura das caixas pretas pelos alunos sem a ajuda de especialistas. Na etapa seis, será feita a sintetização de todo esse conteúdo, trabalhando a elaboração de materiais, como artigos, sínteses, cards informativos, possibilitando aos alunos divulgar o seu conhecimento pela temática Agroecologia dentro do ensino de ciências. Para a coleta de dados e a análise, a pesquisadora organizou as categorias, criadas por Fourez (1997), em três etapas, que foram selecionadas pelas características e nomeadas de Arquipélago I, II e III. Como complementação, foram criadas ilhas, conforme o descrito no quadro 02. Essas ilhas foram criadas a partir da ideia de Fourez (1990) e adaptadas pela pesquisadora, com o objetivo de categorizar e organizar as atividades em uma sequência para facilitar a coleta de dados, nominando-as de Ilha Interdisciplinar de Racionalidade Agroecológica. ...
Abstract
Teaching methodologies are essential because, through them, we are able to develop didactic proposals to work interdisciplinary in science classes. The Agroecology theme can thus expand to the community, creating a building of relationships. The environmental impacts generated by conventional agriculture as we know it are incalculable and, against this, comes Agroecology, an agriculture in nature without artificial systems created by human beings, which directly impact everyone's daily lives, p ...
Teaching methodologies are essential because, through them, we are able to develop didactic proposals to work interdisciplinary in science classes. The Agroecology theme can thus expand to the community, creating a building of relationships. The environmental impacts generated by conventional agriculture as we know it are incalculable and, against this, comes Agroecology, an agriculture in nature without artificial systems created by human beings, which directly impact everyone's daily lives, pollution of rivers, soil, accelerated deforestation, generation of uncontrollable fires in a forested area for planting commodities and raising beef cattle. The present research is characterized by a qualitative approach, seeking to analyze the contributions of the methodology proposed by Gérard Fourez, Interdisciplinary Islands of Rationality in the teaching of Natural Sciences, with a focus on Agroecology. The realization will be in the 7th grade classes in an elementary school in the municipality of Gravataí in the state of Rio Grande do Sul. The methodological course used in this research followed the steps of building an Interdisciplinary Island of Rationality, Gérard Fourez's methodology: Starting with Stage Zero, a bibliographic research will be carried out to build the state of the art and the theoretical reference of the following descriptors : Interdisciplinary Islands and Agroecology, Science Teaching and Agroecology, Interdisciplinary Islands, Science Teaching and Agroecology. In step one, a semi-structured questionnaire will be applied to collect data on what students understand about “Agroecology”. In the second step, a brief analysis of the content collected in step one. In step three, design the project as the students. In step four, a lecture with technical and guest guests and, in Step five, perform a partial analysis of everything that has already been accomplished. This step represents the first opening of black boxes by students without the help of experts. In step six, all this content will be synthesized, working on the elaboration of materials, such as articles, syntheses, informative cards, allowing students to disseminate their knowledge on the topic of Agroecology within the teaching of science. For data collection and analysis, the researcher organized the categories, created by Fourez (1997), into three stages, which were selected by characteristics and named Archipelago I, II and III. As a complement, islands were created, as described in table 02. These islands were created from the idea of Fourez (1990) and adapted by the researcher, with the objective of categorizing and organizing the activities in a sequence to facilitate data collection , naming them the Interdisciplinary Island of Agroecological Rationality. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
-
Multidisciplinar (2564)
Este item está licenciado na Creative Commons License