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dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Carmen Silveirapt_BR
dc.contributor.authorCanavieira, Fabiana Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-06T05:03:43Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/248502pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo apreender como a Educação Infantil em âmbito municipal opera concepções e práticas democráticas para garantir o exercício da cidadania ativa das crianças pequenas. Além disso, busquei investigar como o campo da Educação Infantil tem apresentado e debatido os temas referentes à democracia e seus princípios, como também, problematizar as discussões acerca da participação infantil relacionando o debate ao âmbito da cidadania e ação política das crianças pequenas. A investigação evidencia concepções e práticas políticopedagógicas democráticas desenvolvidas na rede municipal de educação da cidade de São Paulo – SP, campo da pesquisa empírica, durante as três administrações municipais do Partido dos Trabalhadores, da Prefeita Luiza Erundina (1989 – 1991), da Prefeita Marta Suplicy (2001 – 2004) e do Prefeito Fernando Haddad (2013 – 2016). A pesquisa foi desenvolvida por via da Bricolagem teórico-metodológica (KINCHELOE; BERRY, 2007), com base em uma epistemologia pluralista e multireferencial. Para produção e análise de dados utilizei das metodologias da Entrevista Compreensiva (KAUFMANN, 2013) e da abordagem do Ciclo de Políticas (BALL; MAINARDES, 2018). Entrevistei educadoras da Educação Infantil que compõem o quadro da rede municipal há muitos anos, assim como Ex-Secretária e Ex-Secretário Municipal de Educação analisando suas concepções e práticas educativas democráticas na/para a Educação Infantil. Também analisei a política oficial por via dos documentos, programas e projetos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com foco na política democrática direcionada à Educação Infantil. Faço o exercício teórico de estabelecer pontes entre os estudos sobre as teorias democráticas, a própria Democracia, seus princípios e o campo dos estudos da educação da pequena infância. Minha defesa é que a Educação Infantil pode ser um espaço privilegiado de vivência democrática das crianças, onde elas exerçam diferentes tipos de ação política. Visei contribuir com uma educação verdadeiramente democrática que se inicie na creche, e que tenha toda a Educação Infantil como um lócus privilegiado. Esta pesquisa não apresenta conclusões, nem fechamentos, se opõe ao ódio à democracia e sua a domesticação, e considera quão potente pode ser uma política educacional com intencionalidade democrática centrada no exercício da cidadania ativa das crianças.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to learn how Early Child Education in municipal context operates on democratic conceptions and practices in order to guarantee the active citizenship exercise in young children. Besides, I also sought out to investigate how the Early Child Education field has shown and discussed topics regarding democracy and its principles, as well as, debate child participation relating the discussion to young children citizenship context and political action. The investigation emphasizes democratic political-pedagogic conceptions and practices in municipal education in the city of São Paulo – SP, field of empiric research, throughout three municipal administrations of Partido dos Trabalhadores (Workers Party), of Mayor Luiza Erundina (1989 – 1991), of Mayor Marta Suplicy (2001 – 2004) and Mayor Fernando Haddad (2013 – 2016). The research was developed through theoreticalmethodologic cobbling (KINCHELOE; BERRY, 2007), based on a multireference pluralist epistemology. In order to produce and analyze the data I used Comprehensive Interview methodology (KAUFMANN, 2013) and Political Cycles approach (BALL; MAINARDES, 2018). I interview Child Education teachers who have been in municipal network for many years, such as former Municipal Education Secretaries analyzing their democratic education conceptions and practices in and for Child Education. Moreover, I analyzed official politics through documents, programs and projects of Municipal Education Secretary of São Paulo, focusing in democratic policies directed to Early Child Education. I theoretically stablish connections between studies on democratic theories, the Democracy itself and its principles and early childhood education study field. I contend that Child Education could be a privileged space for children to experience democracy, where they can exercise different kinds of political action. I aimed to contribute with a truly democratic education that starts in daycare, and that considers Early Child Education as a privileged locus. This research does not present any conclusion, nor tools, it is against democracy hatred and its domestication, and it takes into consideration how powerful as education policy can be policy with democratic intentions centered on the exercise of active citizenship of children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação democráticapt_BR
dc.subjectDemocratic Educationen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectChild Participationen
dc.subjectBricolagempt_BR
dc.subjectEducational Policyen
dc.subjectMethodologic Cobblingen
dc.title“O fim quem dá são as crianças, e, às vezes, não tem fim” : concepções e práticas democráticas na Educação Infantilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001114931pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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