A atualização do passado em disputa: historiadores(as), movimentos sociais e comemorações nacionais
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Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Essa dissertação tem como objetivo verificar a dinâmica de “produção de histórias” entre movimentos sociais e historiadores acadêmicos nos contextos comemorativos do Centenário da Abolição da Escravidão de 1988 e do V Centenário do Descobrimento do Brasil de 2000. A abordagem compreende na análise da construção e enunciação de historicidades críticas por parte de movimentos negros e indígenas e de intervenções de historiadores e historiadoras profissionais, acadêmicos nos espaços culturais dos ...
Essa dissertação tem como objetivo verificar a dinâmica de “produção de histórias” entre movimentos sociais e historiadores acadêmicos nos contextos comemorativos do Centenário da Abolição da Escravidão de 1988 e do V Centenário do Descobrimento do Brasil de 2000. A abordagem compreende na análise da construção e enunciação de historicidades críticas por parte de movimentos negros e indígenas e de intervenções de historiadores e historiadoras profissionais, acadêmicos nos espaços culturais dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. Em vista disso, a problemática orientadora consiste em indagar a respeito do posicionamento crítico comum entre os discursos de memória e o conhecimento histórico disciplinar na tentativa de deslegitimação da linguagem comemorativa nacional das efemérides do Treze de Maio e do Vinte e Dois de Abril. A dissertação está estruturada em três capítulos que abordam as seguintes questões: I. uma discussão a respeito da relação entre as políticas de comemoração e a enunciação da identidade nacional a partir da análise de documentos das comissões organizativas e discursos dos presidentes José Sarney e Fernando Henrique Cardoso; II. a construção de conhecimento histórico no interior dos movimentos negros e indígenas como sujeito coletivos de conhecimento emancipatório com base na análise de manifestos e protestos de rua; III. a relação entre o ambiente epistemológico conformado no processo de profissionalização da historiografia brasileira a partir da década de 1980 e o engajamento político-público de historiadores profissionais, acadêmicos através da verificação da publicação de textos na mídia impressa em torno do tema das efemérides em questão. Com base nisso, é debatido como ambos os contextos de comemoração condensaram disputas e interações entre diferentes lugares epistêmicos assimétricos de produção de histórias sobre os legados do col Com base nisso, é debatido como ambos os contextos de comemoração condensaram disputas e interações entre diferentes lugares epistêmicos assimétricos de produção de histórias sobre os legados do colonialismo e da escravidão, estabelecendo atenção para o caráter das relações de poder que teceram os modos de complementação e tensionamento entre historiografia e ativismo negro e indígena no final do século XX no Brasil. ...
Abstract
This dissertation aims to verify the dynamics of “production of histories” between social movements and academic historians in the commemorative contexts of the 1988 Centennial of the Abolition of Slavery and the 2000 V Centennial of the Discovery of Brazil. The approach is constituted by the analysis of the construction and enunciation of black and indigenous historicities by black and indigenous movements and by the interventions of professional, academic historians in the cultural spaces of ...
This dissertation aims to verify the dynamics of “production of histories” between social movements and academic historians in the commemorative contexts of the 1988 Centennial of the Abolition of Slavery and the 2000 V Centennial of the Discovery of Brazil. The approach is constituted by the analysis of the construction and enunciation of black and indigenous historicities by black and indigenous movements and by the interventions of professional, academic historians in the cultural spaces of the newspapers O Estado de S. Paulo and Folha de S. Paulo. In view of this, the guiding problem is to investigate the common critical positioning between the discourses of memory and disciplinary historical knowledge in the attempt to delegitimize the national commemorative language of the Thirteenth of May and Twenty-second of April ephemerides. The master thesis is structured into three chapters that address the following questions: I. a discussion of the relationship between commemoration policies and the enunciation of national identity based on the analysis of documents from the organizing commissions and speeches of presidents José Sarney and Fernando Henrique Cardoso; II. the construction of historical knowledge within the black and indigenous movements as collective subjects of emancipatory knowledge based on the analysis of manifestos and street protests; III. The relationship between the epistemological environment conformed in the process of professionalization of Brazilian historiography from the 1980s onwards and the public-political engagement of professional, academic historians through the verification of the publication of texts in the printed media around the theme of the ephemerides in question. On this basis, it is discussed how both contexts of commemoration condensed disputes and interactions between different asymmetrical epistemic sites of production of histories about the legacies of colonialism and slavery, establishing attention to the character of the power relations that wove the modes of complementation and tension between black and indigenous historiography and activism in late twentieth-century Brazil. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Coleções
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