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dc.contributor.advisorMattos, Mary Jane Tweedie dept_BR
dc.contributor.authorFrizzo, Jean Carlo Zauzapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-19T04:38:49Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237413pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, percebeu-se que a produção de leite de ovinos para a fabricação de queijos finos poderia ser um diferencial de mercado, uma vez que tradicionalmente a criação de ovinos no Brasil sempre foi voltada para a produção de carne e lã. A coleta de informações sobre os aspectos físico-químicos do leite e do queijo azul produzido nacionalmente é importante porque permite uma melhor caracterização deste produto no mercado nacional. Os objetivos do presente trabalho foram realizar uma revisão bibliográfica sistemática do queijo azul produzido a partir do leite de ovelha e aplicar o questionário de aceitabilidade de queijos azuis, incluindo dados de perfil do consumidor. A revisão bibliográfica sistemática foi realizada nas bases eletrônicas PubMed, Medline, Lilacs, Scielo e Google Acadêmico, como estratégia de busca. O maior número de referências em português foi recuperado pelo Google Acadêmico, quando foi utilizado os indicadores queijo e ovelha (5.550); queijo e físicoquímico (15.900); queijo azul (14.000); queijo e ovelha e (7190); queijo e ovelha e físicoquímico (266); queijo azul, físico-químico e P. roqueforti (41). Com relação à pesquisa em inglês para as palavras cheese and ewe (12700); cheese and physical-chemical (13800); blue cheese (54600); cheese and ewe and P. roqueforti (1240) e P. roqueforti (7190). Os termos parâmetros físico-químicos dos queijos azuis nas regiões brasileiras, indicaram 7 artigos, sendo que destes foi selecionado apenas um artigo sobre o queijo tipo roquefort utilizando o leite de ovelha. O perfil do consumidor de queijos azuis delineado a partir da aplicação de um questionário para 127 consumidores, utilizando o Google Formulários, indicou que 58% dos consumidores possuem renda mensal acima de R$ 8.896,45; 17,3% de R$ 6.354,61 até R$ 8.896,45, e 19,7% de R$ 3.812,77 até R$ 6.354,61, havendo uma correlação positiva entre elas (relação significativa de 5 %). O preço é um fator limitante independente da frequência do consumo, havendo uma relação significativa a 10%. Os queijos azuis de maior aceitabilidade foram o Gorgonzola e o Roquefort. Os queijos produzidos a partir de leite de vaca são os mais consumidos e o principal atributo que influencia na hora da compra é o sabor, segundo 66,1% (84/127) dos consumidores responderam o questionário. Os dados levantados na pesquisa evidenciam a necessidade de ampliação de novos estudos com a temática, a fim de ter um maior custo-benefício na produção de queijos principalmente de ovelha.pt_BR
dc.description.abstractIn recent years, it has been realized that the production of sheep's milk for the manufacture of fine cheeses could be a market differentiator, since traditionally sheep farming in Brazil has always been geared towards the production of meat and wool. The collection of information on the physical-chemical aspects of milk and blue cheese produced nationally is important because it allows a better characterization of this product in the national market. The objectives of the present work were to carry out a systematic literature review of blue cheese produced from sheep's milk and apply the blue cheese acceptability questionnaire, including consumer profile data. A systematic literature review was carried out in the electronic databases PubMed, Medline, Lilacs, Scielo and Google Scholar, as a search strategy. The largest number of references was retrieved by Google Scholar, when cheese and sheep indicators were used (5,550); cheese and physicochemical (15,900); blue cheese (14,000); cheese and sheep and P. roqueforti (7190); cheese and sheep and physicochemical (266); blue cheese, physicochemical and P. roqueforti (41). Regarding the English search for the words cheese and ewe (12700); cheese and physical-chemical (13800); blue cheese (54600); cheese and ewe and P. roqueforti (1240) and P. roqueforti (7190). The terms physicochemical parameters of blue cheeses in the Brazilian regions indicated 7 articles, of which only one article was selected on the Roquefort type cheese using sheep's milk. The blue cheese consumer profile outlined from the application of a questionnaire to 127 consumers, using Google Forms, indicated that 58% of consumers have a monthly income above R$ 8,896.45; 17.3% from R$6,354.61 to R$8,896.45, and 19.7% from R$3,812.77 to R$6,354.61, with a positive correlation between them (significant relationship of 5%). Price is a limiting factor regardless of the frequency of consumption, with a significant relationship at 10%. The most acceptable blue cheeses were Gorgonzola and Roquefort. Cheeses made from cow's milk are the most consumed and the main attribute that influences the time of purchase is the taste, according to 66.1% (84/127) of consumers answered the questionnaire. The data collected in this research show the need to expand new studies on the subject, in order to have a greater cost-benefit in the production of cheeses, mainly from sheep.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQueijo blue cheesept_BR
dc.subjectEwe milken
dc.subjectRoquefort blue cheeseen
dc.subjectAnálise físico-quimicapt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectPhysical-chemical parametersen
dc.subjectAcceptability questionnaireen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.subjectSystematic reviewen
dc.titleParâmetros físico-químicos e indicadores de aceitabilidade e intenção de compra dos consumidores de queijos azuis produzidos a partir de leite de ovelhapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coKindlein, Lírispt_BR
dc.identifier.nrb001140006pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Veterináriapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Alimentos de Origem Animalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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