Dispositivo criatura : o uso de quinquilharias e soluções em gambiarras como abordagem pedagógica no ensino de teatro voltado para as formas animadas
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa que pretende analisar o uso de quinquilharias e soluções em gambiarras como abordagem pedagógica para o ensino de teatro voltado para as formas animadas. Num primeiro momento discorro um pouco sobre minha trajetória pessoal e experiência com esse assunto, apresento alguns pressupostos do teatro de bonecos e suas técnicas. Trago também exemplos de trabalhos elaborados a partir de quinquilharias e gambiarras baseados em minhas vivências pessoais e experiências ...
Este trabalho apresenta uma pesquisa que pretende analisar o uso de quinquilharias e soluções em gambiarras como abordagem pedagógica para o ensino de teatro voltado para as formas animadas. Num primeiro momento discorro um pouco sobre minha trajetória pessoal e experiência com esse assunto, apresento alguns pressupostos do teatro de bonecos e suas técnicas. Trago também exemplos de trabalhos elaborados a partir de quinquilharias e gambiarras baseados em minhas vivências pessoais e experiências profissionais dentro dessa linguagem e algumas reflexões sobre a gambiarra. Além disso, apresento uma oficina prática e presencial, Criatura - construção experimental de bonecos, na qual foi aplicada uma metodologia elaborada a partir desses levantamentos. Nela proponho a construção de objetos para teatro de animação a partir de materiais de descarte e sucatas, ressignificando esses objetos e colocando-os em diálogo com princípios básicos para a criação dentro dessa linguagem teatral somada ao método da gambiarra, acreditando contribuir tanto na formação de estudantes e de artistas quanto no compartilhamento de um conhecimento previamente desenvolvido e que ao mesmo tempo possui um caráter experimental. Essa pesquisa busca estabelecer um diálogo com a abordagem apresentada pela pesquisadora brasileira Iara Souza da Universidade Federal do Pará (UFPA) que, ainda que enfoque a criação de luz, aborda a utilização da gambiarra como ferramenta para a criação. ...
Abstract
This work intends to analyze the use of trinkets and bricolage solutions as a pedagogical approach for teaching theater focused on puppetry. Based on my personal trajectory and experience with this subject, I present some assumptions on puppet theater, its techniques and examples of works made this way based on my personal and professional experiences within this language and some thoughts on the subject. In addition, I present the practical workshop, “Creature - experimental construction of pu ...
This work intends to analyze the use of trinkets and bricolage solutions as a pedagogical approach for teaching theater focused on puppetry. Based on my personal trajectory and experience with this subject, I present some assumptions on puppet theater, its techniques and examples of works made this way based on my personal and professional experiences within this language and some thoughts on the subject. In addition, I present the practical workshop, “Creature - experimental construction of puppets”, in which I applied a methodology developed from these studies. There, I propose the construction of objects for puppetry from waste materials and scraps, reinterpreting these objects and putting them in dialogue with basic principles for creation within this theatrical language. In addition to the bricolage method, I hope to contribute for students and artists as well as in sharing previously developed knowledge, which has an experimental character at the same time. This research intends to establish a dialogue with the approach presented by the Brazilian researcher Iara Souza from the Federal University of Pará (UFPA), which, although focusing on the creation of theatre light, addresses the use of the bricolage as a tool for creation. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Teatro (243)
Este item está licenciado na Creative Commons License