Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSachs, Cláudia Müllerpt_BR
dc.contributor.authorSpier, Rita de Cássia Santospt_BR
dc.date.accessioned2022-03-09T04:41:09Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235749pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma pesquisa que pretende analisar o uso de quinquilharias e soluções em gambiarras como abordagem pedagógica para o ensino de teatro voltado para as formas animadas. Num primeiro momento discorro um pouco sobre minha trajetória pessoal e experiência com esse assunto, apresento alguns pressupostos do teatro de bonecos e suas técnicas. Trago também exemplos de trabalhos elaborados a partir de quinquilharias e gambiarras baseados em minhas vivências pessoais e experiências profissionais dentro dessa linguagem e algumas reflexões sobre a gambiarra. Além disso, apresento uma oficina prática e presencial, Criatura - construção experimental de bonecos, na qual foi aplicada uma metodologia elaborada a partir desses levantamentos. Nela proponho a construção de objetos para teatro de animação a partir de materiais de descarte e sucatas, ressignificando esses objetos e colocando-os em diálogo com princípios básicos para a criação dentro dessa linguagem teatral somada ao método da gambiarra, acreditando contribuir tanto na formação de estudantes e de artistas quanto no compartilhamento de um conhecimento previamente desenvolvido e que ao mesmo tempo possui um caráter experimental. Essa pesquisa busca estabelecer um diálogo com a abordagem apresentada pela pesquisadora brasileira Iara Souza da Universidade Federal do Pará (UFPA) que, ainda que enfoque a criação de luz, aborda a utilização da gambiarra como ferramenta para a criação.pt_BR
dc.description.abstractThis work intends to analyze the use of trinkets and bricolage solutions as a pedagogical approach for teaching theater focused on puppetry. Based on my personal trajectory and experience with this subject, I present some assumptions on puppet theater, its techniques and examples of works made this way based on my personal and professional experiences within this language and some thoughts on the subject. In addition, I present the practical workshop, “Creature - experimental construction of puppets”, in which I applied a methodology developed from these studies. There, I propose the construction of objects for puppetry from waste materials and scraps, reinterpreting these objects and putting them in dialogue with basic principles for creation within this theatrical language. In addition to the bricolage method, I hope to contribute for students and artists as well as in sharing previously developed knowledge, which has an experimental character at the same time. This research intends to establish a dialogue with the approach presented by the Brazilian researcher Iara Souza from the Federal University of Pará (UFPA), which, although focusing on the creation of theatre light, addresses the use of the bricolage as a tool for creation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeatro : Ensinopt_BR
dc.subjectTeatro de bonecospt_BR
dc.subjectTeatro de animaçãopt_BR
dc.titleDispositivo criatura : o uso de quinquilharias e soluções em gambiarras como abordagem pedagógica no ensino de teatro voltado para as formas animadaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001137683pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples