Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAdó, Máximo Daniel Lamelapt_BR
dc.contributor.authorRitzel, Eduardapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-13T04:27:15Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234016pt_BR
dc.description.abstractEste texto propõe questionar o sujeito-docente enquanto ser de identidade fixa, imutável, enquanto Professor-Uno-Primordial (Corazza, 2013). Para isso, opera com o fantástico de Júlio Cortázar e a morte do autor de Roland Barthes (2012) o que o texto chama de “a morte da professora”, colocando em evidência a possibilidade de um ressurgimento da mesma, enquanto identidade fictícia, através de biografemas e incidentes (Barthes, 2004a; 2005c). Texto feito a partir de uma série de emulações (Rocha, 2013), traz as memórias póstumas de uma professora em formação, que embora pouco conheça o que é ser professora, passa a habitar um bairro inusitado, ao modo de Gonçalo M. Tavares. Com isso, se depara com situações das mais diversas e costumeiras, que constituem a preparação de sua docência inexistente.pt_BR
dc.description.abstractThis text proposes to question the subject-teacher as a being with a fixed, immutable identity, as a Professor-Uno-Primordial (Corazza, 2013). For this, it operates with the Julio Cortázar’s fantastic and the death of the autor of Roland Barthes (2012), which the text calls as “the death of the teacher”, putting in evidence the possibility of a resurgence as a ficticious identity, through biographems and incidents (Barthes, 2004a; 2005c). Text made from a series of emulations (Rocha, 2013), it brings the posthumous memoirs of a teacher in training, which although little knows what it is to be a teacher, starts to live in an unsual neighborhood, in the manner of Gonçalo M. Tavares, when is faced with the most diverse and customary situations that constitute the preparation of her non-existent teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectBarthes, Roland, 1915-1980pt_BR
dc.subjectSelf-fictionen
dc.subjectIntertextuality.en
dc.titleUma docência em preparação : histórias insólitas e autoficçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001134429pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples