Percepções e práticas de publicação de pesquisadores docentes da Escola de Engenharia da UFRGS no âmbito da Ciência Aberta
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O estudo buscou identificar as percepções e práticas de publicação de pesquisadores docentes da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no âmbito da Ciência Aberta. O trabalho apresenta referencial teórico versando sobre comunicação científica, ciência aberta, acesso aberto e publicações científicas na Engenharia. O estudo apresenta pesquisa básica que utilizou métodos mistos em sua metodologia. A coleta de dados foi realizada por meio de dois instrumentos: um question ...
O estudo buscou identificar as percepções e práticas de publicação de pesquisadores docentes da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no âmbito da Ciência Aberta. O trabalho apresenta referencial teórico versando sobre comunicação científica, ciência aberta, acesso aberto e publicações científicas na Engenharia. O estudo apresenta pesquisa básica que utilizou métodos mistos em sua metodologia. A coleta de dados foi realizada por meio de dois instrumentos: um questionário enviado por e-mail entre agosto e outubro de 2020 e um levantamento bibliométrico realizado entre janeiro e agosto de 2021. O levantamento bibliométrico teve como fonte principal o Currículo Lattes dos pesquisadores docentes. Os resultados do questionário identificaram pouco conhecimento dos pesquisadores docentes sobre a Ciência Aberta, e apresentam fatores que influenciam suas práticas de publicação de artigos científicos. O levantamento bibliométrico verificou que as áreas da Engenharia ligadas à tecnologia de materiais e automação são as que menos dispõem de artigos científicos em acesso aberto de autoria desses pesquisadores. No geral, 53% dos artigos analisados encontram-se em acesso não aberto e 44% em acesso aberto. Conclui-se que há necessidade de esclarecimento em âmbito institucional a respeito da Ciência Aberta, e de abrir discussão sobre formas de incentivo institucional à publicação em acesso aberto. ...
Abstract
This study aims to identify the perceptions and publication practices of faculty researchers at the Escola de Engenharia of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul in the scope of Open Science. The work presents a theoretical reference about scientific communication, open science, open access and scientific publications in Engineering. The study presents basic research that used mixed methods in its methodology. Data collection was carried out using two instruments: a questionnaire sent b ...
This study aims to identify the perceptions and publication practices of faculty researchers at the Escola de Engenharia of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul in the scope of Open Science. The work presents a theoretical reference about scientific communication, open science, open access and scientific publications in Engineering. The study presents basic research that used mixed methods in its methodology. Data collection was carried out using two instruments: a questionnaire sent by e-mail between August and October 2020, and a bibliometric survey carried out between January and August 2021. The main source of the bibliometric survey was the Curriculum Lattes of the faculty researchers. The results of the questionnaire identified little knowledge of the faculty researchers about Open Science, and present factors that influence their publication practices of scientific articles. The bibliometric survey verified that the areas of engineering related to materials technology and automation are those with the fewest open access scientific articles authored by these researchers. Overall, 53% of the articles analyzed are in non-open access and 44% in open access. It can be concluded that there is need for clarification at the institutional level about Open Science, and that it is necessary to open a discussion on ways of institutional incentive to open access publishing. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6059)
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