Construção e evidências de validade de conteúdo da Escala de Funcionamento Adaptativo para Deficiência Intelectual (EFA-DI)
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo apresenta o processo de construção e evidências de validade de conteúdo da Escala de Funcionamento Adaptativo para a Deficiência Intelectual (EFA-DI). A EFA-DI foi elaborada a fim de avaliar o funcionamento adaptativo em crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos por meio de relato parental, abrangendo os domínios Conceitual, Social e Prático. O processo envolveu quatro etapas: fundamentação teórica; estabelecimento das dimensões e construção dos itens da versão preliminar; análise d ...
Este estudo apresenta o processo de construção e evidências de validade de conteúdo da Escala de Funcionamento Adaptativo para a Deficiência Intelectual (EFA-DI). A EFA-DI foi elaborada a fim de avaliar o funcionamento adaptativo em crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos por meio de relato parental, abrangendo os domínios Conceitual, Social e Prático. O processo envolveu quatro etapas: fundamentação teórica; estabelecimento das dimensões e construção dos itens da versão preliminar; análise dos itens por quatro juízes especialistas; e análise semântica dos itens pela população-alvo. Em sua versão final, 52 itens integram a EFA-DI. Estudos futuros já estão previstos para finalizar o procedimento de construção da EFA-DI, bem como para investigar suas evidências de validade, fidedignidade e normas de interpretação. Espera-se que a escala contribua às áreas de avaliação psicológica e desenvolvimento infantil no contexto brasileiro. ...
Abstract
This study presents the process of development and evidences of content validity of the Adaptive Functioning Scale for Intellectual Disability (AFS-ID). The AFS-ID was conceived to assess adaptive functioning of children and teenagers between 7 and 15 years through parental report, covering Conceptual, Social and Practical domains. The development process has involved four phases: theoretical framework; definition of dimensions and construction of preliminary version; items’ analysis by four ex ...
This study presents the process of development and evidences of content validity of the Adaptive Functioning Scale for Intellectual Disability (AFS-ID). The AFS-ID was conceived to assess adaptive functioning of children and teenagers between 7 and 15 years through parental report, covering Conceptual, Social and Practical domains. The development process has involved four phases: theoretical framework; definition of dimensions and construction of preliminary version; items’ analysis by four experts; and semantic analysis of the items by the target population. The final version consisted of 52 items. Future studies are already planned to finish the construction of the EFA-DI, investigate its evidence of validity, reliability and norms of interpretation. We expect that AFS-ID may contribute to psychological assessment and child development in the Brazilian context. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Coleções
-
TCC Psicologia (438)
Este item está licenciado na Creative Commons License