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dc.contributor.advisorBandeira, Denise Ruschelpt_BR
dc.contributor.authorSelau, Thaispt_BR
dc.date.accessioned2021-10-21T04:30:10Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/231068pt_BR
dc.description.abstractEste estudo apresenta o processo de construção e evidências de validade de conteúdo da Escala de Funcionamento Adaptativo para a Deficiência Intelectual (EFA-DI). A EFA-DI foi elaborada a fim de avaliar o funcionamento adaptativo em crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos por meio de relato parental, abrangendo os domínios Conceitual, Social e Prático. O processo envolveu quatro etapas: fundamentação teórica; estabelecimento das dimensões e construção dos itens da versão preliminar; análise dos itens por quatro juízes especialistas; e análise semântica dos itens pela população-alvo. Em sua versão final, 52 itens integram a EFA-DI. Estudos futuros já estão previstos para finalizar o procedimento de construção da EFA-DI, bem como para investigar suas evidências de validade, fidedignidade e normas de interpretação. Espera-se que a escala contribua às áreas de avaliação psicológica e desenvolvimento infantil no contexto brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractThis study presents the process of development and evidences of content validity of the Adaptive Functioning Scale for Intellectual Disability (AFS-ID). The AFS-ID was conceived to assess adaptive functioning of children and teenagers between 7 and 15 years through parental report, covering Conceptual, Social and Practical domains. The development process has involved four phases: theoretical framework; definition of dimensions and construction of preliminary version; items’ analysis by four experts; and semantic analysis of the items by the target population. The final version consisted of 52 items. Future studies are already planned to finish the construction of the EFA-DI, investigate its evidence of validity, reliability and norms of interpretation. We expect that AFS-ID may contribute to psychological assessment and child development in the Brazilian context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdaptive functioningen
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectTest constructionen
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectAssessmenten
dc.titleConstrução e evidências de validade de conteúdo da Escala de Funcionamento Adaptativo para Deficiência Intelectual (EFA-DI)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Monia Aparecida dapt_BR
dc.identifier.nrb001066185pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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