Construção e evidências de validade de conteúdo da Escala de Funcionamento Adaptativo para Deficiência Intelectual (EFA-DI)
dc.contributor.advisor | Bandeira, Denise Ruschel | pt_BR |
dc.contributor.author | Selau, Thais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-21T04:30:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/231068 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo apresenta o processo de construção e evidências de validade de conteúdo da Escala de Funcionamento Adaptativo para a Deficiência Intelectual (EFA-DI). A EFA-DI foi elaborada a fim de avaliar o funcionamento adaptativo em crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos por meio de relato parental, abrangendo os domínios Conceitual, Social e Prático. O processo envolveu quatro etapas: fundamentação teórica; estabelecimento das dimensões e construção dos itens da versão preliminar; análise dos itens por quatro juízes especialistas; e análise semântica dos itens pela população-alvo. Em sua versão final, 52 itens integram a EFA-DI. Estudos futuros já estão previstos para finalizar o procedimento de construção da EFA-DI, bem como para investigar suas evidências de validade, fidedignidade e normas de interpretação. Espera-se que a escala contribua às áreas de avaliação psicológica e desenvolvimento infantil no contexto brasileiro. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study presents the process of development and evidences of content validity of the Adaptive Functioning Scale for Intellectual Disability (AFS-ID). The AFS-ID was conceived to assess adaptive functioning of children and teenagers between 7 and 15 years through parental report, covering Conceptual, Social and Practical domains. The development process has involved four phases: theoretical framework; definition of dimensions and construction of preliminary version; items’ analysis by four experts; and semantic analysis of the items by the target population. The final version consisted of 52 items. Future studies are already planned to finish the construction of the EFA-DI, investigate its evidence of validity, reliability and norms of interpretation. We expect that AFS-ID may contribute to psychological assessment and child development in the Brazilian context. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Adaptive functioning | en |
dc.subject | Psicologia do desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Test construction | en |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Assessment | en |
dc.title | Construção e evidências de validade de conteúdo da Escala de Funcionamento Adaptativo para Deficiência Intelectual (EFA-DI) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Silva, Monia Aparecida da | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001066185 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Psicologia (438)