Crise, formadores de opinião e ativismo digital : uma análise da comunicação dos púbicos envolvidos no caso do Programa Timeline da Rádio Gaúcha
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O tema do estudo é o posicionamento de formadores de opinião e organizações que vinculam sua marca a outras empresas na gestão de crise, levando em consideração as manifestações nos ambientes digitais. Tem-se, como objetivo geral, analisar o posicionamento e a comunicação de crise dos principais públicos envolvidos no caso de comentários de jornalistas do Programa Timeline Gaúcha, da Rádio Gaúcha, sobre o assalto a banco da cidade de Criciúma/SC, tendo em vista o papel dos formadores de opinião ...
O tema do estudo é o posicionamento de formadores de opinião e organizações que vinculam sua marca a outras empresas na gestão de crise, levando em consideração as manifestações nos ambientes digitais. Tem-se, como objetivo geral, analisar o posicionamento e a comunicação de crise dos principais públicos envolvidos no caso de comentários de jornalistas do Programa Timeline Gaúcha, da Rádio Gaúcha, sobre o assalto a banco da cidade de Criciúma/SC, tendo em vista o papel dos formadores de opinião e o contexto das redes sociais digitais. A pesquisa possui abordagem exploratória e utiliza-se de métodos de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, juntamente com as técnicas de análise documental e análise de conteúdo. Para responder ao objetivo e, a partir da pesquisa bibliográfica realizada, foi possível propor três categorias para nortear a análise de conteúdo: 1) formadores de opinião e ativismo digital no surgimento da crise; 2) posicionamento organizacional perante a crise; e 3) comunicação de crise. Identificou-se que a maioria das organizações envolvidas se posicionou a respeito do caso e que essa manifestação ocorreu em meio a um cenário de ativismo digital, onde a cobrança dos públicos era constante. Com base nas perspectivas teóricas abordadas, viu-se a importância de um bom planejamento prévio das ações, considerando o contexto digital atual. ...
Abstract
The subject of the study is the positioning of opinion leaders and associations that link their brand to other companies in crisis management, taking into account the manifestations in digital environments. The main objective is to analyze the positioning and crisis communication of the main audiences involved in the case of comments by journalists from the Gaúcha Timeline Program, from Radio Gaúcha, about the bank robbery in the city of Criciúma/SC, taking into account in view of the role of o ...
The subject of the study is the positioning of opinion leaders and associations that link their brand to other companies in crisis management, taking into account the manifestations in digital environments. The main objective is to analyze the positioning and crisis communication of the main audiences involved in the case of comments by journalists from the Gaúcha Timeline Program, from Radio Gaúcha, about the bank robbery in the city of Criciúma/SC, taking into account in view of the role of opinion leaders and the context of digital social networks. The research has an exploratory approach and uses methods of bibliographic research and case study, herewith with the techniques of document analysis and content analysis. To answer the objective and, based on the bibliographic research carried out, it was possible to propose three categories to guide the content analysis: 1) opinion leaders and digital activism in the emergence of the crisis; 2) Organizational in the face of the crisis; and 3) crisis communication. It was identified that most of the organizations involved took a position on the case and this manifestation occurred amid a scenario of digital activism, where the public demand was constant. Based on the theoretical perspectives addressed, it was seen the importance of good prior planning of actions, considering the current digital context. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1937)
Este item está licenciado na Creative Commons License
