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dc.contributor.advisorVasques, Carla Karnoppipt_BR
dc.contributor.authorBraun, Sônia Maria Antônia Holdorfpt_BR
dc.date.accessioned2021-05-01T05:02:01Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220353pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação, que tem a forma de ensaio, percorre diferentes problemáticas que constituem as barreiras excludentes, destacando-se a invisibilidade de alunos com deficiência no âmbito da escola comum. Para tanto, o desencontro entre a pesquisadora e Laura, aluna com deficiência, ganha materialidade nas páginas do diário da professora artista, considerado metodologia e método da pesquisa, para problematizar as práticas pedagógicas. São dois os conceitos centrais da pesquisa: experiência e capacitismo. Os desenhos, a escrita epistolar e a leitura-escuta permitem compreender que as barreiras atitudinais, inicialmente vividas como fato individual, são índices de um capacitismo estrutural que discrimina e oprime pessoas com deficiência. Do encontro com Laura nas margens do diário, passando pela invisibilidade imposta pelas barreiras atitudinais até a possibilidade de transver a deficiência como experiência humana, a arte é o meio privilegiado para acolher o mal-estar, desacomodar o olhar e criar novos modos de ensinar e aprender, bem como, propiciar possibilidades de viver juntos.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation, which has the form of an essay, covers different problems that constitute the exclusionary barriers, highliting the invisibility of students with disabilities within the scope of the regular school. To this end, the mismatch between the researcher and Laura, a student with a disability, gains materiality in the pages of the artist professor's diary, considering the research method and methodology, to problematize pedagogical practices. There are two central concepts in this research: experience and ableism. The drawings, the epistolary writing and reading-listening allow to understand that attitudinal barriers, initially experienced as an individual fact, are indices of a structural ableism that discriminates and oppresses people with disabilities. From the encounter with Laura on the margins of the diary, through the invisibility imposed by the attitudinal barriers, to the possibility of transposing disability as a human experience, art is the privileged means to welcome the malaise, the strangeness, to unease the gaze and invent new ways of teaching and learning, as well as providing possibilities for living together.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDisabilityen
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectTeaching practiceen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEscrita epistolarpt_BR
dc.subjectEpistolary writingen
dc.subjectAttitudinal barriersen
dc.subjectAbleismen
dc.titleDiário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001124554pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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