Diário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolar
dc.contributor.advisor | Vasques, Carla Karnoppi | pt_BR |
dc.contributor.author | Braun, Sônia Maria Antônia Holdorf | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-01T05:02:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/220353 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação, que tem a forma de ensaio, percorre diferentes problemáticas que constituem as barreiras excludentes, destacando-se a invisibilidade de alunos com deficiência no âmbito da escola comum. Para tanto, o desencontro entre a pesquisadora e Laura, aluna com deficiência, ganha materialidade nas páginas do diário da professora artista, considerado metodologia e método da pesquisa, para problematizar as práticas pedagógicas. São dois os conceitos centrais da pesquisa: experiência e capacitismo. Os desenhos, a escrita epistolar e a leitura-escuta permitem compreender que as barreiras atitudinais, inicialmente vividas como fato individual, são índices de um capacitismo estrutural que discrimina e oprime pessoas com deficiência. Do encontro com Laura nas margens do diário, passando pela invisibilidade imposta pelas barreiras atitudinais até a possibilidade de transver a deficiência como experiência humana, a arte é o meio privilegiado para acolher o mal-estar, desacomodar o olhar e criar novos modos de ensinar e aprender, bem como, propiciar possibilidades de viver juntos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation, which has the form of an essay, covers different problems that constitute the exclusionary barriers, highliting the invisibility of students with disabilities within the scope of the regular school. To this end, the mismatch between the researcher and Laura, a student with a disability, gains materiality in the pages of the artist professor's diary, considering the research method and methodology, to problematize pedagogical practices. There are two central concepts in this research: experience and ableism. The drawings, the epistolary writing and reading-listening allow to understand that attitudinal barriers, initially experienced as an individual fact, are indices of a structural ableism that discriminates and oppresses people with disabilities. From the encounter with Laura on the margins of the diary, through the invisibility imposed by the attitudinal barriers, to the possibility of transposing disability as a human experience, art is the privileged means to welcome the malaise, the strangeness, to unease the gaze and invent new ways of teaching and learning, as well as providing possibilities for living together. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Disability | en |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice | en |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Escrita epistolar | pt_BR |
dc.subject | Epistolary writing | en |
dc.subject | Attitudinal barriers | en |
dc.subject | Ableism | en |
dc.title | Diário de professora artista : ensaio sobre a invisibilidade das deficiências no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001124554 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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