A contribuição das tecnologias digitais da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem em uma escola estadual no município de Tramandaí/RS, tendo em vista a qualidade social da educação
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Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta monografia tem como tema as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) na Educação, e abordará a contribuição das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem em uma escola estadual no município de Tramandaí/RS, tendo em vista a qualidade social da educação. Por conta da relevância dessa temática, se propõe o seguinte problema: quais as contribuições das TDICs nos processos de ensino e aprendizagem em uma escola estadual no município de Tramandaí/RS, tendo em v ...
Esta monografia tem como tema as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) na Educação, e abordará a contribuição das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem em uma escola estadual no município de Tramandaí/RS, tendo em vista a qualidade social da educação. Por conta da relevância dessa temática, se propõe o seguinte problema: quais as contribuições das TDICs nos processos de ensino e aprendizagem em uma escola estadual no município de Tramandaí/RS, tendo em vista a qualidade social da educação? E para responder a esse questionamento, temos como objetivo geral, analisar a utilização das TDICs nos processos de ensino e aprendizagem em uma escola estadual no município de Tramandaí/RS. Neste trabalho foram utilizados alguns referenciais teóricos, bem como também o levantamento de produções acadêmicas - Estado da Arte, e autores que corroboram com a temática dessa pesquisa sobre as tecnologias digitais e a qualidade social da educação, sendo eles: Moran, Masetto e Behrens (2000), CAPELÃO (2007), ALVES (2015), TAVARES (2014), ABRUZZI (2012), VIDAL (2017), MOREIRA (2015); Carrão, Silva e Pereira (2005), Palfrey e Gasser (2011) e Dourado e Oliveira (2009). Foi utilizado o método de pesquisa qualitativo/quantitativo e o estudo de caso como instrumento pedagógico. Para o levantamento dos dados, foi utilizado entrevista semiestruturada com a diretora da escola, e aplicação de questionários aos alunos do ensino médio e professores. A partir dos dados coletados, foram identificadas e analisadas as TDICs e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem na escola, tendo em vista a qualidade social da educação. Assim, percebe-se que apesar da evidência das TDICs em diversos setores da sociedade atualmente, dentro do meio educacional, o processo de apropriação é lento e o método tradicional de ensino ainda é predominante. A escola ainda se encontra apegada às práticas antigas que são mais confortáveis e seguras. Porém, se faz necessário, neste momento tecnológico, afim de se pensar a educação com qualidade social, que a escola repense a importância da inserção das tecnologias digitais nas práticas escolares e a oferta de formação adequada aos professores, além da disponibilidade e assistência técnica dos recursos para que os objetivos da educação efetivamente alcancem os sujeitos na sua integralidade. ...
Abstract
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciatura.
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