A contribuição das tecnologias digitais da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem em uma escola estadual no município de Tramandaí/RS, tendo em vista a qualidade social da educação
dc.contributor.advisor | Comerlatto, Luciani Paz | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Vanessa Pelágio Patrício dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-01T05:01:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/220345 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia tem como tema as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) na Educação, e abordará a contribuição das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem em uma escola estadual no município de Tramandaí/RS, tendo em vista a qualidade social da educação. Por conta da relevância dessa temática, se propõe o seguinte problema: quais as contribuições das TDICs nos processos de ensino e aprendizagem em uma escola estadual no município de Tramandaí/RS, tendo em vista a qualidade social da educação? E para responder a esse questionamento, temos como objetivo geral, analisar a utilização das TDICs nos processos de ensino e aprendizagem em uma escola estadual no município de Tramandaí/RS. Neste trabalho foram utilizados alguns referenciais teóricos, bem como também o levantamento de produções acadêmicas - Estado da Arte, e autores que corroboram com a temática dessa pesquisa sobre as tecnologias digitais e a qualidade social da educação, sendo eles: Moran, Masetto e Behrens (2000), CAPELÃO (2007), ALVES (2015), TAVARES (2014), ABRUZZI (2012), VIDAL (2017), MOREIRA (2015); Carrão, Silva e Pereira (2005), Palfrey e Gasser (2011) e Dourado e Oliveira (2009). Foi utilizado o método de pesquisa qualitativo/quantitativo e o estudo de caso como instrumento pedagógico. Para o levantamento dos dados, foi utilizado entrevista semiestruturada com a diretora da escola, e aplicação de questionários aos alunos do ensino médio e professores. A partir dos dados coletados, foram identificadas e analisadas as TDICs e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem na escola, tendo em vista a qualidade social da educação. Assim, percebe-se que apesar da evidência das TDICs em diversos setores da sociedade atualmente, dentro do meio educacional, o processo de apropriação é lento e o método tradicional de ensino ainda é predominante. A escola ainda se encontra apegada às práticas antigas que são mais confortáveis e seguras. Porém, se faz necessário, neste momento tecnológico, afim de se pensar a educação com qualidade social, que a escola repense a importância da inserção das tecnologias digitais nas práticas escolares e a oferta de formação adequada aos professores, além da disponibilidade e assistência técnica dos recursos para que os objetivos da educação efetivamente alcancem os sujeitos na sua integralidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo em outro idioma não disponível | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Tramandaí (RS) | pt_BR |
dc.title | A contribuição das tecnologias digitais da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem em uma escola estadual no município de Tramandaí/RS, tendo em vista a qualidade social da educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001124565 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License