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dc.contributor.advisorPillar, Analice Dutrapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Bruno Dorneles dapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-14T04:27:10Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219896pt_BR
dc.description.abstractO presente texto constitui uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, onde, a partir de um estudo de revisão, objetiva-se como estudo um recorte bibliográfico dos jogos e, sobretudo, dos games em sua relação com o campo educativo. A partir dos estudos críticos da gamificação, que desde 2011 vêm questionando as motivações de alguns de seus usos – em relação à insistência da manutenção de motivação externa (pontos/medalhas/troféus) e a falta da participação dos alunos na sua elaboração –, são tomados como referencial teórico-metodológico estudos da Educação, da Arte/Educação e da Cultura Visual, através dos quais se busca, privilegiando uma leitura mais analítica e menos atravessada pelo marketing e pela indústria do entretenimento, auxiliar na organização e na conceituação do debate. Considerada dentro destes paradigmas, a relação games/aprendizagem se caracteriza como texto onde, a partir de questionamentos ligados a um projeto crítico de alfabetização para a mídia, revelam-se os mecanismos ideológicos que tentam se inserir na experiência do jogar.pt_BR
dc.description.abstractThe present text constitutes an exploratory research, with a qualitative approach, where, based on a review study, the objective is to study a bibliographic section of games and, above all, of videogames in their relationship with the educational field. From the critical studies of gamification, which since 2011 have been questioning the motivations of some of its uses - in relation to the insistence on maintaining external motivation (points/medals/trophies) and the lack of student participation in its elaboration -, are taken as a theoretical-methodological reference studies of Education, Art /Education and Visual Culture, through which one seeks, favoring a more analytical reading and less crossed by marketing and the entertainment industry, to assist in the organization and conceptualization of the debate. Considered within these paradigms, the games/learning relationship is characterized as a text where, from questions linked to a critical literacy project for the media, the ideological mechanisms that try to insert themselves into the experience of playing are revealed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectGamesen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArt Educationen
dc.subjectEducação críticapt_BR
dc.subjectCritical Educationen
dc.titleA gamificação a partir de suas críticas: uma leitura da relação games/aprendizagem pela arte/educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001124294pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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