A função-supervisão : efeito de um método narrativo de partilha e cuidado em equipe na escuta com a rua
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Outro título
The supervision function : effect of a narrative method of sharing and team care with the listening of the streets
Assunto
Resumo
Esta pesquisa surge a partir da experiência de trabalho no Serviço de Abordagem Social do município de Porto Alegre. Inicio a discussão refletindo sobre o processo de contar e escutar histórias com a rua como processo de trabalho em equipe. Para ins crever a rotina de trabalho na dissertação do mestrado, escrevo duas histórias, as quais surgem no encontro com o mundo das fantasias. O enlace entre a pesquisa e a ficção foi o fio condutor para deslocar o olhar de trabalhadora, para o de pesquisad ...
Esta pesquisa surge a partir da experiência de trabalho no Serviço de Abordagem Social do município de Porto Alegre. Inicio a discussão refletindo sobre o processo de contar e escutar histórias com a rua como processo de trabalho em equipe. Para ins crever a rotina de trabalho na dissertação do mestrado, escrevo duas histórias, as quais surgem no encontro com o mundo das fantasias. O enlace entre a pesquisa e a ficção foi o fio condutor para deslocar o olhar de trabalhadora, para o de pesquisadora. As histórias surgem a partir da experiência comum do cotidiano do trabalho da equipe de Abordagem Social, a qual que foi singularizado pela pesquisadora. Sendo assim, aposto no retorno desse processo de singularização ao coletivo, como uma metodo logia para analisar os efeitos do compartilhamento das histórias entre a equipe de abordagem social. Desse processo, inaugurou-se um espaço de cuidado entre a equipe de trabalho a partir dos efeitos produzidos, aqui identificados como: autoria, transmissão, tempo e função-supervisão. Pontos que destacam a importância da construção de processos de cuidado coletivo em meio ao cotidiano de trabalho. Em que a arte se apresenta como uma importante ferramenta para ofertar a leveza, a parada e, principalmente, abertura para novas histórias. ...
Abstract
The present study comes from the work experience in the Service of Social Approach, at Porto Alegre. I begin the discussion by reflecting on the process of telling and listening to stories with the streets as a process of a collective team work. In order to tell about the work routine in the master's dissertation, I write two stories, which arise in the encounter with the fantasy world. The link between research and fiction was the guiding thread for shifting the gaze of a worker to the gaze of ...
The present study comes from the work experience in the Service of Social Approach, at Porto Alegre. I begin the discussion by reflecting on the process of telling and listening to stories with the streets as a process of a collective team work. In order to tell about the work routine in the master's dissertation, I write two stories, which arise in the encounter with the fantasy world. The link between research and fiction was the guiding thread for shifting the gaze of a worker to the gaze of a researcher. The stories emerge from the common experience of the daily work of the Social Approach team, which was singularized by the researcher. Thus, I made use of the return of this process of singularization to the collective as a methodology to analyze the effects of the story sharing among the Social Approach team. From this process, a care space was inaugurated among the work team based on the effects produced, identified here as: authorship, transmission, time and supervisory function. Points that highlight the importance of building collective care processes in the routine of daily work. In which the art presents itself as an important tool to offer lightness, stopping times and, especially, openness to new stories. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura.
Coleções
-
Ciências Humanas (7466)
Este item está licenciado na Creative Commons License