A Espacialidade das instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul : uma rede de múltiplos circuitos
Visualizar/abrir
Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Com o objetivo de avaliar a formação de centralidades capazes de influenciar no desenvolvimento socioeconômico gaúcho, por meio da Redede Múltiplos Circuitos e da lógica locacional, partiu-se da premissa que aInstituiçãode Ensino Superior (IES)constitui-se em um agente de produção espacial capaz de influenciar o desenvolvimento local e regional através de economias de aglomeração. Em seguida, observou-se a divisão territorial do trabalho, através da interiorização dessas instituições direcionad ...
Com o objetivo de avaliar a formação de centralidades capazes de influenciar no desenvolvimento socioeconômico gaúcho, por meio da Redede Múltiplos Circuitos e da lógica locacional, partiu-se da premissa que aInstituiçãode Ensino Superior (IES)constitui-se em um agente de produção espacial capaz de influenciar o desenvolvimento local e regional através de economias de aglomeração. Em seguida, observou-se a divisão territorial do trabalho, através da interiorização dessas instituições direcionadas a municípios de diferentes portes. Parte desse processo ocorreu pela ação de políticas de desenvolvimento regional em colaboração com as políticas voltadas à educação, averiguando-se aí uma relação entre o contexto nacional e o incremento ao meio técnico-científico-informacional, pautado na demanda da industrialização e urbanização brasileiras quanto à formação acadêmica de novos profissionais frente ao desenvolvimento tecnológico em ascensão. Além disso, atribuiu-se também a esse processo a participação de interesses privados quanto à oferta de serviçosno ensino superior e maior participação de novos municípios nesse circuito. Como suporte para essa rede, sistematizou-se os conceitos já consolidados por autores que trabalham com a Lógica Locacional para o entendimento espaço-temporal, por meio do mapeamento das IES gaúchas e a análise pormenorizada de oito instituições que compõem este estudode caso. Os conceitos foram: localização, difusão espacial e dispersão espacial. Entende-se a localização como a espacialidade dos processos e a sua materialização e, para tal, investigou-se a UFRGS, a UFSM, a UFPEL, a UCS e a UPF; a difusão espacial entende-se como o espraiamento e acréscimo das atividades já existentes, ampliando, assim, novos arranjos a essa rede. Considerou-se nessa análise conceitual as instituições UNIJUÍ e UNISC, além da estrutura multicampidaquelas IES já consolidadas. Já o conceito locacional vinculado à dispersão espacial considerou a continuidade da estrutura multicampie a atuação da UNIPAMPA, no município de Uruguaiana. A seleção das oito IES foi mediada pela atuação que exercem nas Regiões Geográficas Intermediárias (IBGE, 2017) nos municípios-polo homônimos, e adotadas como escala espacial de análise. Para a construção empírica da tese, utilizou-se como metodologia a aplicação de questionário onlinepor discentesde graduação e pós-graduaçãodas IES. Através do retorno de 2.533 questionários foi possível avaliar a atratividade e hierarquização de municípios com centralidade inferior aos municípios-polo. Os deslocamentos detectados pela amostra representativa dos discentes das IES nos indicaram uma regionalização complexa, configurando uma oferta diversificada de serviços educacionais nos municípios-polo, discutida teoricamente através de seus alcances espaciais máximo e mínimo. Como resultado, detectou-se uma Rede de Múltiplos Circuitos, conectando municípios de diferentes tamanhos e densidades, ao mesmo tempo que se apresentam hierarquizados espacialmente. Outras constatações também foram incluídas neste estudo, como os padrões de frequência dos cursos ofertados no Rio Grande do Sul, de acordo com o tamanho populacional dos municípios que apresentam essa funcionalidade em seu território; além da aplicação do conceito da endogenia institucional para a IES mais antiga do estado (a UFRGS), através da análise da formação acadêmica do seu corpo docente atual e de sua respectiva mobilidade geográfica interinstitucional. ...
Abstract
In order to evaluatethe formation of centralities capable of influencing the socioeconomic development of the state of RioGrande do Sul, through the Multiple Circuits Network and locational logic, it was assumed that Higher Education Institution(HEI) constitute an agent of spatial production capable of influencing local and regional development through agglomeration economies. Then, the territorial division of labor was observed, through the interiorization of these institutions directed to mun ...
In order to evaluatethe formation of centralities capable of influencing the socioeconomic development of the state of RioGrande do Sul, through the Multiple Circuits Network and locational logic, it was assumed that Higher Education Institution(HEI) constitute an agent of spatial production capable of influencing local and regional development through agglomeration economies. Then, the territorial division of labor was observed, through the interiorization of these institutions directed to municipalities of different sizes. Part of this process occurred through the action of regionaldevelopment policies in collaboration with policies aimed at education, investigating there a relationship between the national context and the increase in the technical-scientific-informational environment, based on the demand for Brazilian industrialization and urbanization, the academic training of new professionals in the face of rising technological development. In addition, the participation of private interests in the provision of services in higher education and greater participation of new municipalities in this circuit was also attributed to this process. As support for this network, the concepts already consolidated by authors who work with Locational Logic for the spatio-temporal understanding were systematized, through the mapping of Rio Grandedo Sul HEIs and the detailed analysis of eight institutions that make up this case study. The concepts were: location, spatial diffusion and spatial dispersion. Localization is understood as the spatiality of processes and their materialization and, for that, UFRGS, UFSM, UFPEL, UCS and UPF were investigated; spatial diffusion is understood as the spread and addition of existing activities, thus expanding new arrangements to this network. In this conceptual analysis, the UNIJUÍ and UNISC institutions were considered, in addition to the multicampi structure of those already consolidated HEIs. The locational concept linked to spatial dispersion considered the continuity of the multicampi structure and the performance of UNIPAMPA, in the municipality of Uruguaiana. The selection of the eight HEIs was mediated by their performance in the Intermediate Geographic Regions (IBGE, 2017) in the homonymous pole-cities, and adopted as a spatial analysis scale. For the empirical construction of the thesis, the application of an online questionnaire by undergraduate and graduate students of the HEI was used as methodology. Through the return of 2.533 questionnaires, it was possible to assess the attractiveness and hierarchy of municipalities with a lower centrality than the pole municipalities. The displacements detected by the representative sample of HEI students indicated a complex regionalization, configuring a diversified offer of educational services in the pole-cities, theoretically discussed through their maximum and minimum spatial reach.As a result, a Multiple Circuit Network was detected, connecting municipalities of different sizes and densities, at the same time that they are spatially hierarchical. Other findings were also included in this study, such as the frequency patterns of courses offered in Rio Grande do Sul, according to the population size of the municipalities that have this functionality in their territory; in addition to the application of the concept of academic inbreedingto the oldest HEI in thestate (UFRGS), through the analysis of the academic training of its current faculty and their respective interinstitutional geographic mobility. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Geografia (845)
Este item está licenciado na Creative Commons License