Entre a cruz e o saree : sobre a experiência do coletivo de mulheres Gharelu Sahayaka Sanstha na cidade de Nova Déli
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Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presença de diversos atores no cenário das lutas sociais na Índia tem reconfigurado, na prática, noções de cidadania, levando a explorar as razões culturais, históricas e materiais desta reconfiguração. Essa recente pluralização dos atores envolvidos enseja debates que passam a engendrar novas formas de participação social, ampliando, dessa forma, suas práticas de cidadania. Nesta pesquisa, busco compreender como o coletivo de mulheres católicas Gharelu Sahayaka Sanstha constrói suas formas d ...
A presença de diversos atores no cenário das lutas sociais na Índia tem reconfigurado, na prática, noções de cidadania, levando a explorar as razões culturais, históricas e materiais desta reconfiguração. Essa recente pluralização dos atores envolvidos enseja debates que passam a engendrar novas formas de participação social, ampliando, dessa forma, suas práticas de cidadania. Nesta pesquisa, busco compreender como o coletivo de mulheres católicas Gharelu Sahayaka Sanstha constrói suas formas de agenciamento, na relação com a Igreja Católica. O coletivo é formado por 33 mulheres indígenas (Advasis), advindas de diversas regiões da Índia, e que tem uma estreita relação com a Igreja Católica em Déli. Essa rede de apoio é construída pela relação com congregações católicas que acompanham e auxiliam o coletivo durante suas reuniões, dando suporte nas celebrações, missas e eventos organizados por estas. O objetivo não é produzir uma definição estática, mas demonstrar que a cidadania, quando pensada para esses sujeitos sugere brechas e formas que escapam definições universais. Meu principal argumento é de que a cidadania cultural nos ajuda a pensar na produção de sujeitos empoderados a partir da ausência de políticas socias mediadas pelo Estado, e pela presença da Igreja neste contexto. No entanto, proponho pensar que o próprio pluralismo no contexto indiano impõe formas de se relacionar com o Estado e com as políticas sociais que precisam ser melhor articuladas em um processo conjunto com as mulheres. Utilizo para esta análise três casos: O seminário organizado pela Congregação da Companhia de Jesus com a temática sobre o trabalho; a Marcha organizada para os trabalhadores informais em Nova Déli; e, as reuniões que acontecem no âmbito do coletivo. Discuto, portanto, as formas em que a Igreja se articula as necessidades das mulheres dando visibilidade e garantindo a representatividade destas no debate público. ...
Abstract
The presence of several actors in the scene of social struggles in India has reconfigured, in practice, notions of citizenship, leading to explore the cultural, historical and material reasons for this reconfiguration. This recent pluralization of the actors involved gives rise to debates, that start to engender new forms of social participation, thus expanding their citizenship practices. In this research, I seek to understand how the collective of Catholic women Gharelu Sahayaka Sanstha const ...
The presence of several actors in the scene of social struggles in India has reconfigured, in practice, notions of citizenship, leading to explore the cultural, historical and material reasons for this reconfiguration. This recent pluralization of the actors involved gives rise to debates, that start to engender new forms of social participation, thus expanding their citizenship practices. In this research, I seek to understand how the collective of Catholic women Gharelu Sahayaka Sanstha constructs its forms of agency, in the relationship with the Catholic Church. The collective is formed by 33 indigenous women (Advasis), from different regions of India and has a close relationship with the Catholic Church in Delhi. This support network is built by the relationship with Catholic congregations that accompany and assist the collective during their meetings, supporting the celebrations, masses and events organized by them. The objective is not to produce a static definition, but to demonstrate that citizenship, when thought for these subjects, suggests loopholes and forms that escape universal definitions. My main argument is that cultural citizenship helps us to think about the production of empowered subjects from the absence of social policies mediated by the State, and by the presence of the Church in this context. However, I propose to think that pluralism itself in the Indian context imposes forms of relate to the State and to social policies that need to be better articulated in a joint process with women. I use three cases for this analysis: The seminar organized by the Congregation of the Society of Jesus with the theme on work; the organized March for informal workers in New Delhi; and, the meetings that take place within the collective. Therefore, I discuss the ways in which the Church articulates the needs of women, giving visibility and ensuring their representativeness in the public debate. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.
Coleções
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Ciências Humanas (7516)Antropologia Social (476)
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