O outro na narrativa de perfil : como o perfilado se sente representado no texto jornalístico
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Data
2020Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa insere-se no campo dos estudos sobre a alteridade no jornalismo, pois visa compreender as possibilidades de representação do Outro e, em consequência, as possibilidades de produção de um texto que favoreça a emergência da visão de mundo da fonte. O objetivo geral foi analisar como pessoas retratadas em perfis jornalísticos se veem representadas nos textos publicados sobre si. Para isso, foram entrevistadas cinco pessoas perfiladas em reportagens de Zero Hora, publicadas entre 2017 ...
Esta pesquisa insere-se no campo dos estudos sobre a alteridade no jornalismo, pois visa compreender as possibilidades de representação do Outro e, em consequência, as possibilidades de produção de um texto que favoreça a emergência da visão de mundo da fonte. O objetivo geral foi analisar como pessoas retratadas em perfis jornalísticos se veem representadas nos textos publicados sobre si. Para isso, foram entrevistadas cinco pessoas perfiladas em reportagens de Zero Hora, publicadas entre 2017 e 2019, na série Singular. A metodologia de pesquisa, além da entrevista em profundidade, teve como base a Análise de Discurso (AD), de linha francesa, que foi aplicada sobre as entrevistas para extrair os sentidos que pudessem indicar se os entrevistados se sentiram representados ou não pelas reportagens de Singular. Na investigação empírica, foram identificadas e avaliadas 267 sequências discursivas (SDs), que foram enquadradas em quatro formações discursivas (FDs): FDR – Formação Discursiva de Representação; FDNR – Formação Discursiva de Não Representação; FDJ – Formação Discursiva das Percepções dos Entrevistados Sobre o Jornalismo; e FDNROD – Formação Discursiva de Não Representação do Outro Divergente. Em geral, os entrevistados disseram se sentir representados por sentidos que foram identificados como de Extensão, Reconhecimento, Fidelidade e Proximidade. Contudo, ao longo da análise, os dados levaram a um questionamento: os indivíduos perfilados em Singular configurariam um Outro para o jornalismo – temática abordada nos capítulos teóricos – ou representariam, apenas, um Mesmo? Constatou-se que o padrão médio dos entrevistados da série era de um homem branco, com mais de 50 anos, heterossexual, com um padrão de vida que pode ser considerado de classe média ou alta. Além disso, a partir de suas falas, descobriu-se que os cinco perfilados já haviam sido entrevistados diversas vezes por jornalistas, mostrando que até o “singular” é percebido da mesma forma por diferentes jornalistas, o que transforma o singular no Mesmo. ...
Abstract
This research is part of the field of studies on alterity in journalism, as it aims to understand the possibilities of representing the Other and, consequently, the possibilities of producing a text that favors the emergence of the worldview of the source. The general objective was to analyze how people portrayed in journalistic profiles see themselves represented in the texts published about themselves. For this, were interviewed five people profiled in Zero Hora articles, published between 20 ...
This research is part of the field of studies on alterity in journalism, as it aims to understand the possibilities of representing the Other and, consequently, the possibilities of producing a text that favors the emergence of the worldview of the source. The general objective was to analyze how people portrayed in journalistic profiles see themselves represented in the texts published about themselves. For this, were interviewed five people profiled in Zero Hora articles, published between 2017 and 2019, in the Singular series. The research methodology, in addition to the in-depth interview, was based on Discourse Analysis (AD), of French line, which was applied to the interviews to extract the meanings that could indicate whether the interviewees felt represented or not by the articles of Singular. In the empirical investigation, 267 discursive sequences (SDs) were identified and evaluated, which were framed in four discursive formations (FDs): FDR - Discursive Formation of Representation; FDNR - Discursive Formation of Non-Representation; FDJ - Discursive Formation of the Perceptions of the Interviewees About Journalism; and FDNROD - Discursive Formation of Non-Representation of the Divergent Other. In general, respondents said they felt represented by meanings that were identified as Extension, Recognition, Fidelity and Proximity. However, throughout the analysis, the data led to a question: would the individuals profiled in Singular configure an Other for journalism - a theme addressed in the theoretical chapters - or would they represent only the Same? It was found that the average standard of subjects in the series was that of a white man, over 50, heterosexual, with a standard of living that can be considered middle or upper class. In addition, from their speeches, it was discovered that the five subjects had already been interviewed several times by journalists, showing that even the “singular” is perceived in the same way by different journalists, which transforms the singular into the Same. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6059)Comunicação e Informação (597)
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