Consumo cultural e midiático de mulheres negras: construção de identidade e interseccionalidade
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Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação buscou compreender como o consumo cultural e midiático de mulheres negras está implicado na construção de suas identidades, de modo a observar as dinâmicas da interseccionalidade, no que se refere às categorias raça e gênero. Em nossa abordagem teórica recorremos à perspectiva sociocultural de consumo, ao conceito de identidade, às correntes teóricas do feminismo negro e da interseccionalidade. Adotamos a inspiração etnográfica como aporte metodológico e empregamos a entrevista ...
Esta dissertação buscou compreender como o consumo cultural e midiático de mulheres negras está implicado na construção de suas identidades, de modo a observar as dinâmicas da interseccionalidade, no que se refere às categorias raça e gênero. Em nossa abordagem teórica recorremos à perspectiva sociocultural de consumo, ao conceito de identidade, às correntes teóricas do feminismo negro e da interseccionalidade. Adotamos a inspiração etnográfica como aporte metodológico e empregamos a entrevista como principal técnica de coleta de dados. O estudo concentrou-se em dois perfis de mulheres negras: as participantes de coletivos que promovem atividades relativas à identidade negra e as que não têm esse tipo de projeto como referência em suas vidas. As análises descritivas, realizadas com o auxílio de nuvens de palavras formadas no software NVivo, centraram-se nas memórias e no consumo cultural e midiático das entrevistadas. As referências sobre culturais e midiáticas das entrevistadas, no que se refere ao cabelo, passaram por grandes mudanças e as evidências disso apareceram através de seus processos de transição capilar, tensionando, assim, os padrões estéticos dominantes que se interseccionam na feminilidade e branquitude. Desse modo, identificamos o cabelo como um ícone que representa a sobreposição das categorias de gênero e raça das mulheres negras. ...
Abstract
This dissertation aimed to understand how the cultural and media consumption of black women is involved in the construction of their identities, in order to observe the dynamics of intersectionality, with regard to the categories race and gender. In our theoretical approach we use the sociocultural perspective of consumption, the concept of identity, the theoretical currents of black feminism and intersectionality. We adopted ethnographic inspiration as a methodological approach and used the in ...
This dissertation aimed to understand how the cultural and media consumption of black women is involved in the construction of their identities, in order to observe the dynamics of intersectionality, with regard to the categories race and gender. In our theoretical approach we use the sociocultural perspective of consumption, the concept of identity, the theoretical currents of black feminism and intersectionality. We adopted ethnographic inspiration as a methodological approach and used the interview as the main data collection technique. The study focused on two profiles of black women: those participating in collectives that promote activities related to black identity and those who do not have this type of project as a reference in their lives. Descriptive analyzes, carried out with the aid of word clouds formed in the NVivo software, focused on the interviewees' memories and cultural and media consumption. The interviewees' cultural and media references, with regard to hair, underwent major changes and the evidence of this appeared through their hair transition processes, thus tensioning the dominant aesthetic patterns that intersect in femininity and whiteness. In this way, we identified the hair as an icon that represents the overlapping of the gender and race categories of black women. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6059)Comunicação e Informação (597)
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