Prestação de serviços à comunidade e o acompanhamento individual de adolescentes : experiências de uma pedagoga em formação
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho trata de uma narrativa autobiográfica e tem como objetivo analisar as experiências produzidas durante a minha trajetória como bolsista de extensão no Programa de Prestação de Serviços à Comunidade (PPSC) da Faculdade de Educação da UFRGS, com base em três casos particulares em que o acompanhamento individual de adolescentes em conflito com a lei foi realizado por mim. Por isso, a questão central é “como que a experiência no acompanhamento de adolescentes no cumprimento da medida d ...
Este trabalho trata de uma narrativa autobiográfica e tem como objetivo analisar as experiências produzidas durante a minha trajetória como bolsista de extensão no Programa de Prestação de Serviços à Comunidade (PPSC) da Faculdade de Educação da UFRGS, com base em três casos particulares em que o acompanhamento individual de adolescentes em conflito com a lei foi realizado por mim. Por isso, a questão central é “como que a experiência no acompanhamento de adolescentes no cumprimento da medida de prestação de serviços à comunidade (trans)forma a perspectiva de uma pedagoga em formação?”; apresentando, então, situações compartilhadas com os adolescentes, bem como reflexões sobre os desafios encontrados, as estratégias utilizadas para enfrentá-los e os aprendizados resultantes dessas trajetórias construídas junto a eles. Por isso, metodologicamente, utilizo a narrativa autobiográfica, por me possibilitar entrar em contato com a subjetividade da minha trajetória. As reflexões foram elaboradas com apoio dos estudos de autores como Costa (1997 e 1990), Oliveira (2012, 2014 e 2015), Flores (2012 e 2015) e Vidal (2015). Neste trabalho destaco, principalmente, o intuito de realizar o acompanhamento individual do processo de cumprimento da medida de prestação de serviços à comunidade de adolescentes, que vai muito além da parte burocrática, tornandose um processo educativo e pedagógico, baseado na estratégia humanizadora que é o vínculo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1399)
Este item está licenciado na Creative Commons License